sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal do Pará passou a ofertar o curso de Redação para estudantes do terceiro ano do ensino médio, pessoas que já o concluíram, mas desejam prestar o vestibular, ou alunos provenientes de cursinhos pré-vestibular, desde que populares. A iniciativa, chamada de “Curso de Redação Entreletras Ensino Médio”, é voltada para os estudantes de escolas públicas de Belém.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio. Os interessados devem fazer seu cadastro no Centro Acadêmico de Letras (CAL), localizado no Bloco G dos pavilhões de aulas do Campus Profissional da UFPA, portando RG, uma foto 3x4 e comprovante de matrícula em escola pública.

Após a inscrição, os candidatos passarão por um processo seletivo que consistirá na realização de uma redação, no dia dois de junho, e uma entrevista, no dia 16 do mesmo mês. O resultado das redações será afixado no Centro Acadêmico de Letras, no dia 15 de junho e apenas os classificados farão a entrevista. O resultado final, com os 40 candidatos aprovados, será divulgado no dia 22 de junho, por e-mail, e também no CAL.

As aulas acontecerão três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), a partir do dia 12 de setembro e vão até 12 de dezembro. Segundo a coordenadora da iniciativa, professora Rosa Brasil, o curso de Redação concretiza a extensão, um dos tripés base da Universidade. “O curso é uma forma de o conhecimento construído aqui, na UFPA, alcançar as comunidades periféricas da cidade, as quais muito precisam de formação nessa área e nessa modalidade de linguagem: a escrita”, explica.

A professora lembra, ainda, a importância da iniciativa para os estudantes da Faculdade de Letras, já que eles serão os ministrantes do curso. Segundo ela, “O curso também é uma forma dos discentes de Letras, futuros professores, aprenderem a ensinar, segundo um encaminhamento teórico e metodológico específico, pautado na linguística sociointeracionista. É, assim, outra forma de realizarmos a ‘prática de ensino’ na própria Universidade, além de uma orientação lado a lado do professor coordenador do Projeto.”

Metodologia – Tanto a professora quanto os alunos de Letras participantes do Projeto já estão preparando e planejando as aulas. “Temos vários encaminhamentos dentro de Ciclos de leitura e escrita, com temáticas específicas. Em cada ciclo, haverá aulas de formação textual (coesão, coerência, estrutura), de formação linguística (ortografia, pontuação etc.), além de uma produção de texto curto, para ampliação de vocabulário e percepção estética, e uma produção de texto longo. Os textos serão sempre produzidos após as vivências em espaços urbanos da cidade, quando aprenderão a desenvolver o olhar extraposto e a criar enquadramentos de realidade a partir da fotografia e do posicionamento ético. A avaliação das produções escritas será viabilizada pelo data- show, por meio do qual professor e aluno trabalham juntos na composição textual.”, afirma a professora.

Serviço:

Inscrição para o Curso de Redação Entreletras Ensino Médio, para estudantes e concluintes do Ensino Médio provenientes de escolas públicas. Inscrições até o dia 31 de maio, no Centro Acadêmico de Letras (Bloco G do Campus Básico). Os documentos necessários são RG, foto 3x4 e comprovante de matrícula (ou histórico escolar) da escola pública.


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Dilermando Gadelha – ASCOM/UFPA

0 comentários :

Postar um comentário