quinta-feira, 25 de julho de 2019

Estou compartilhando um conhecimento com você que me ajudou a passar em vários concursos e pode te ajudar também a conseguir seu objetivo.

Trata-se do estudo por provas anteriores da banca que vai elaborar o concurso. Mas primeiro que te dizer como consegui passar nos concursos das Prefeituras de Tucuruí, Parauapebas, Bombeiros, Seduc, UFRA e IFPA.

Pode não parecer grande coisa para alguns passar em concursos municipais e estaduais, pois o salário não é tão atrativo. Para esses incrédulos, digo que é um começo, nem todo mundo tem a capacidade de passar de primeira para Auditor Fiscal da Receita Federal.

A minha história me contou isso. Galguei a passos lentos fazendo concursos mais fáceis e com nível mais baixo, tipo os concursos das prefeituras e Seduc, que exigiam apenas nível médio e pouca experiência em concursos, depois parti para os Concursos Federais onde me encontro atualmente.

Quero ressaltar que não sou a pessoa mais inteligente do mundo e nem a mais disciplinada, pois eu ia para festas e costumava beber na saída com amigos. Na prova para o curso técnico do IFPA, antigo CEFET/PA, saí a noite e cheguei às 6h da manhã. Minha mãe pegou na porta e disse: “Filho da p...! Você não vai fazer a prova do CEFET/PA!?”. Claro que eu fui e passei.
 
Com a prova do Enem foi diferente, eu estava descendo para a praia com amigos e, no meio do caminho, lembrei que ia ter a prova do Enem. Eu disse a meus amigos: “Caramba! Hoje é a prova do Enem!”, e voltei para fazer. Resultado: ganhei uma bolsa integral na Unama, para o Curso de Gestão Empresarial.

Mas, voltando aos concursos, digo que elaborei uma maneira de estudar, fazendo provas anteriores.

A sacada
Percebi um padrão nas questões das bancas examinadoras quando minha irmã, concurseira, tinha dificuldades em matemática. O padrão era o seguinte: Sempre caía uma questão de regra de três simples, envolvida em um problema, e sempre duas de triângulo retângulo. Ou seja, das cinco questões exigidas, três eu já sabia que ia cair.
Então, eu a chamei, junte várias questões de provas anteriores e disse: “faça essas questões repetidas vezes”. Ela pode não ter aprendido matemática, mas no concurso que ela foi aprovada (Santa Casa), ela acertou 4 das 5 questões.

É claro que esse padrão serve para as outras matérias. Língua portuguesa, por exemplo, em concursos de nível médio caem pelo menos 6 de 10 questões de interpretação de texto.
Sua atitude será resolver questões elaboradas pela banca que elaborará o concurso.

O concurso não acaba depois da prova objetiva.

Bem, você fez a prova e saiu o gabarito, você vai conferir seus acertos, mas também vai conferir os erros e descobrir onde e por que errou. Foque nos erros, veja a resposta certa e estude aquele assunto. Saiba que depois disso você nunca mais vai errar aquele tipo de questão na sua vida.

Essas são as minhas dicas, pessoal!

Acompanhe nosso blog, ele é atualizado diariamente com notícias de concursos e empregos. Siga-o também nas redes sociais.

Um abraço e bom concurso.

Adriano Borges
Professor e CEO do blog RMB Agora.

-
Gostou desta notícia? Acompanhe as atualizações diárias sobre concursos, empregos e estágios baixando aplicativo do blog. Baixar Agora.

0 comentários :

Postar um comentário