quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Estado do Pará ultrapassou a marca de um milhão de veículos registrados junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran),conforme projeção feita pela equipe da Unidade Central de Planejamento do Detran no início deste ano. De acordo com a estimativa dos técnicos do órgão de trânsito, o Pará atingiria tal marca entre abril e maio.

Pelo levantamento estatístico tomando como base o mês passado, atualmente há 1.009.064 veículos registrados. Somente na Região Metropolitana de Belém (RMB) são 390.931 veículos – o que representa 39% da frota. O município com o maior quantitativo é Belém com 299.037 veículos, seguido de Ananindeua, com 73.521 veículos. Os dados mostram, ainda, entre os municípios que formam a RMB, o registro de 11.744 veículos em Marituba, 5.481 em Benevides e 1.148 em Santa Bárbara.

O coordenador de planejamento do Detran, Carlos Valente, que é especialista em Psicologia do Trânsito, informa que as projeções vão além: até o final deste ano o Pará terá 1 milhão e 115 mil veículos registrados rodando pelas ruas do Estado. Belém terá uma frota de 325 mil e a RMB 430 mil veículos. “É um número excessivo de veículos. O Detran, no sentido de alertar a sociedade e em especial os órgãos de trânsito, vem atualizando o seu estudo da frota para que se viabilizem soluções a esta situação”.

O especialista analisa que atualmente há 24 veículos para cada 100 habitantes no Estado. Isso significa que um quarto da população possui veículo automotor. “A facilidade com quer se adquire veículos – que podem ser facilmente financiandos, por exemplo - é um dos fatores que mais contribui para esse aumento".

O coordenador de planejamento informa que o Detran pretende apresentar o estudo da projeção da frota – que está incluso no Observatório Estadual de Segurança Viária - para a coordenação do programa Ação Metrópole, com a finalidade de subsidiar no trabalho de melhoria para as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.

A equipe da Unidade Central de Planejamento do Detran, responsável pelo estudo da projeção da frota é formada, além do coordenador de planejamento, por dois estatísticos, três estagiários em estatística, um matemático e dois economistas. Além da frota, a equipe faz levantamentos diários sobre os acidentes de trânsito e suas variáveis registrados em todo o Pará. Parte do resultado desse trabalho pode ser conferido no site www.detran.pa.gov.br no link do Observatório Estadual de Segurança Viária.

Relação das cinco maiores frotas de veículos do Pará:

Belém: 299.037

Ananindeua: 73.521

Marabá: 59.129

Santarém: 54.079

Castanhal: 38.899


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Rose Barbosa - Ascom Detran

0 comentários :

Postar um comentário