terça-feira, 13 de julho de 2021

A chapa da Prof. Herdjânia foi a segunda colocada na Consulta Prévia realizada junto a comunidade acadêmica.


O Governo Federal publicou, hoje (13), a nomeação da Prof. Herdjânia Veras de Lima para ser a nova Reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
A portaria foi divulgada no Diário Oficial da União e traz consigo o início do mandato para 06 de agosto de 2021 e se estende por 4 anos.

Consulta Prévia

A nomeação vem após a lista tríplice ser enviada ao Governo que tem o poder de escolha de qualquer um dos membros dessa lista, conforme a Lei 5540/1968:

"Art. 16. A nomeação de Reitores e Vice-Reitores de universidades e Diretores e Vice-Diretores de unidades universitárias ou estabelecimentos isolados far-se-á com observância dos seguintes princípios:
      I - O Reitor e o Vice-Reitor de universidade oficial serão nomeados pelo respectivo Govêrno e escolhidos de listas de nomes indicados pelo Conselho Universitário ou colegiado equivalente;(sic)"

Os últimos Governos costumavam respeitar a consulta prévia, mesmo tendo um instrumento normativo ao seu favor, portanto, um ato legal.

Resultado da votação interna.

Legenda: Chapa 1 - Prof. Janae, Chapa 2: Prof. Herdjânia (nomeada) e Chapa 3: Prof. Ruth.

Primeira Mulher a ocupar o mais alto cargo na UFRA.

É a primeira vez que a UFRA tem seu mais alto cargo ocupado por uma mulher e mesmo antes da Consulta Prévia, já era considerado uma conquista pela comunidade.

Fonte: DOU e UFRA.


0 comentários :

Postar um comentário