quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Veja as possíveis causas da invasão de fumaça no céu de Tucuruí.

Época de Estiagem.

Nesta época, ocorre menos chuvas e consequentemente o ar fica mais seco, contribuindo para o acontecimento das queimadas, que são o meio mais fácil e barato de "limpar a terra" para fazer o plantio de culturas, ou renovar o pasto das fazendas.

Contribuição dos ventos alísios.

Os ventos alísios são originados do deslocamento das massas de ar frio das zonas de alta (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador). Devido a um efeito ocasionado pelo movimento de rotação da Terra, o efeito de Coriolis, os ventos nas faixas intertropicais sopram no sentido leste-oeste no hemisfério sul, e no sentido oeste-leste no hemisfério norte.

Na região da linha do Equador, devido ao aquecimento constante e quase uniforme é formada uma zona de baixa pressão (chamada de ZCIT – Zona de Convergência Intertropical) para a qual se deslocam os ventos alísios de sudeste, vindos do hemisfério sul, e os ventos alísios de nordeste, vindos do hemisfério norte.

Então, em Tucuruí, esses ventos estão soprando na direção NE-SE (Nordeste-Sudeste) na maior parte do tempo, conforme figura abaixo obtida no Clima-Tempo.



Queimadas identificadas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, traz os dados das últimas 48 horas. Veja o mapa das queimadas abaixo.


Na figura ilustrativa apresentada, obtida junto ao INPE, tem-se os focos de queimada das últimas 48 horas (30/11, 15:00 a 02/12, 15:00).

A identificação mostra que a fumaça pode estar vindo das queimadas realizadas em  Tailândia e Breu Branco, devido suas posições a NE. Baião também pode estar contribuindo para esta massa de ar densa por estar a N.

Veja os focos de queimadas em números.

Tailândia: 317
Breu Branco: 111
Baião: 66
Tucuruí: 5
Listado(s) somente município(s) com focos no período 2015-12-01 00:00:00 a 2015-12-02 23:59:59.

Providências

O INPE fornece esses dados exatamente para que os órgãos ambientais tomem as providências cabíveis em relação a estas queimadas, ficando a cargo da gestão ambiental de cada ente federativo tais providências.

Gostou desta notícia? Acompanhe as atualizações diárias sobre concursos, empregos e estágios baixando aplicativo do blog. Baixar Agora.

Referências




Autor

Adriano Dias Borges
Msc. Gestão de Recursos Naturais (NUMA/UFPA) .

0 comentários :

Postar um comentário