domingo, 17 de maio de 2015

Esta leitura vai exigir 5 minutos do seu tempo e pode mudar a sua vida.

Bem, meus "Aprendizes Padawan", quero me apresentar. Meu nome é Adriano, passei em inúmeros concursos, que não convém contar agora, e o propósito deste artigo é contar como consegui sucesso e aprovação em concursos bastantes concorridos, como concursos federais.

Digo que não foi grande coisa, pois passei apenas na UFRA e IFPA-Professor, mas passei também nos Bombeiros-PA, Seduc-PA, Prefeituras: de Tucuruí-PA, Parauapebas, Belém-Semec.

Agora quero te contar das derrotas. Não passei na Caixa, BASA, ANATEL, MPU, IBAMA, IFPA-Técnico, TRT 8.

Cheguei atrasado na Prova e não fiz: IBGE, BACEN, UFPA.

Comecei a fazer concurso quando eu tinha 18 anos e a partir de lá não parei mais. Atualmente tenho 29 anos.

O COMEÇO.

O conteúdo não entra na cabeça! Aquelas leis horríveis não fazem sentido nenhum e te cansam na primeira leitura. Aí eu me perguntava: o que isso vai me adicionar no futuro? Pra que estou estudando isso?

Ou por que eu tenho que saber o que é uma "oração subordinada substantiva objetiva direta"?

São coisas do tipo que não entram na sua cabeça e te fazem desistir.

Se você superar isso, será um concorrente direto a uma vaga.

Aquelas leis vão servir para quase todos os concursos que você virá a fazer. Aquelas orações fazem parte do assunto-chave para você passar em qualquer concurso público. Você não está estudando só por hoje, para este concurso, mas para sua vida futura, seu sucesso e estabilidade financeira e profissional.

COMO SUPERAR?

Todo começo é difícil e não vai ser nada fácil se você não tem o hábito de leitura. Este é um hábito crucial que você deve adquirir se você quer ter sucesso. É o hábito dos aprovados!

Jogar bola por exemplo, se você não pratica: perde o "tempo de bola", erra gols e passes simples. Agora se você joga todo dia, você pode não ser aquele craque, mas seguindo as orientações do treinador, fará tudo direitinho e será bem quisto pelos outros jogadores, principalmente na hora de ser escolhido para os times.

Com a leitura não é diferente, se você lê "uma vez na vida, outra na morte", quando for resolver uma questão que exija "uma passe de mais qualidade", você vai errar, pois não é acostumado com aquele tipo de assunto.

DICA 1: Leia todo dia.

Não precisa ser aquela história longa, ou aquele livro do Harry Potter, que cansa a vista e você dorme. Pode ser um texto daquele livro velho de Língua Portuguesa do ensino médio, que você não devolveu à escola e esqueceu no armário.

Lendo este texto, você não levará 20 minutos. Logo após o texto, tem aquelas perguntas de compreensão e interpretação do texto. Responda-as.

PRINCIPAIS DEFEITOS DOS INICIANTES




Existem vários defeitos em um iniciante em concursos públicos, vou citar alguns para você fazer uma autocrítica.

1 - Pensar que sabe tudo: normalmente você tirava notas boas na escola, ajudava seus amigos nos trabalhos, corrige quando os outros falam errado ou escrevem errado, mas você não estudou para o concurso. Tenho uma péssima notícia para você, você NÃO vai passar!

2 - Não estudar logo, pois acha que falta muito tempo para o concurso: o que é muito tempo para você? Para mim, muito tempo são 4 anos, mas tem gente que acha que três meses é muito tempo. Digo logo, não é. Se você não começou a estudar antes do concurso e saiu o edital, comece já, não perca um segundo do seu tempo!

3 - Deixar para estudar uma semana antes do concurso: isso é uma prática de nós estudantes brasileiros. Se vai ter uma prova semana que vem, na quarta-feira, você estuda terça a noite. Estude o tempo que você puder, se a preguiça bater, leia só uma página, depois desta página lida, você verá que pode ler mais e depois vai até esquecer da preguiça.

DICA 2: Concentre-se.

Este é o momento que pode mudar toda a sua vida. Às vezes, 5 minutos de leitura concentrada vale mais que uma hora desconcentrada.

Caso você esteja estressado, atribulado, perturbado (...), faça o seguinte:

- Leia uma página;
- Faça anotações das partes mais importantes à lápis na própria apostila;
- Cole-a na parede;
- Depois, quando você passar pelo lugar que você colou, pare e leia de novo.

DICA 3: Só passa quem estuda.

Não existe sorte, nem Deus vai te indicar as respostas certas. SE VOCÊ NÃO ESTUDAR, NÃO VAI PASSAR.


A PROVA É AMANHÃ, O QUE DEVO FAZER?

Faça esse checklist:

  1. Imprima o comprovante de inscrição com local de prova. Cheque o endereço direitinho, veja se você está na rua certa, no bairro certo;
  2. Leve sua identidade;
  3. Leve duas canetas pretas, não esquecendo de testá-las;
  4. Chegue uma hora e cinco minutos antes do início da prova no portão da escola que você vai fazer a prova. Exemplo: Se a prova é 8:00h, você deve chegar 6:55h no portão da escola.
  5. Não leia mais nada antes da prova, você pode se confundir.


Curta e Compartilhe com um amigo. 
Fim do Artigo para iniciantes #1.
Este artigo pode sofrer edições de conteúdo.
Grave o nome deste blog "RMB Agora".

0 comentários :

Postar um comentário