terça-feira, 15 de novembro de 2011

Muitas pessoas estão se perguntando para que serve essa faixa de sinalização. Então a resposta é o seguinte: vai servir para disciplinar o transporte público por ônibus na Av. Almirante Barroso. Isso não quer dizer que os outros veículos estarão proibidos de trafegarem pelo local, até porque não teria como, pois é a principal via de acesso da cidade, conforme matéria feita no Jornal "O liberal".

"A Companhia de Transportes de Belém (CTBel) iniciou a pintura de uma faixa azul na avenida Almirante Barroso que separa as faixas 1 e 2 das 3 e 4. A sinalização faz parte de um projeto que torna as duas primeiras faixas corredores obrigatórios para ônibus. A proposta é dar fluidez ao trânsito e possibilitar segurança aos passageiros que embarcam ou desembarcam.

Apenas o sentido Entroncamento-SãoBrás já recebeu a pintura. O projeto prevê ainda a colocação de placas de sinalização e, posteriormente, a instalação de câmeras de monitoramento ao longo dos 5.600 metros da avenida. Serão, no total, 20 câmeras de vigilância, sendo 10 em cada sentido da Almirante Barroso, que vão monitorar o trânsito e circulação de pedestres. A vigilância será feita por dois agentes na sede companhia.

O diretor de trânsito da CTBel, Elias Jardim, afirmou que a pintura da faixa azul no sentido São Brás-Entroncamento da Almirante Barroso e a colocação das placas devem ser feitas até o final deste mês. "A pintura é para chamar a atenção mesmo e dividir as faixas. As placas serão colocadas na calçada e vão indicar as faixas preferências dos ônibus. Elas serão obrigatórias para ônibus, mas não exclusivas, até porque não tem como evitar que os outros carros passem para ela", explicou."

Fonte: RmbAgora, com informações de "O Liberal".