segunda-feira, 18 de julho de 2011

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta segunda-feira (18), os editais dos Processos Seletivos 2012. As inscrições, tanto para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) quanto para o Processo Seletivo (Prosel), começam às 9h do próximo dia 4 de agosto e seguem até às 23h do dia 8 de setembro, somente pelo www.uepa.br ou pelo http://www.prodepa.psi.br/uepa. Os editais para downloads estão disponíveis no site institucional.

A primeira opção destina-se aos candidatos que estão cursando uma das três séries do Ensino Médio, enquanto que o Prosel é para quem já concluiu este nível de ensino. Este período de inscrição também é o mesmo para os candidatos contemplados com a isenção total ou parcial.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem efetuar o pagamento até o dia 9 de setembro, preferencialmente, nas agências do Banco do Estado do Pará (Banpará) ou em qualquer agência bancária, inclusive em casas lotéricas, postos de auto-atendimentos nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço das farmácias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise.

Até o dia 23 de outubro a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa deve divulgar as inscrições homologadas e, a partir do dia seguinte, 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição pelo site da Uepa. Os candidatos que não conseguirem imprimir o documento devem se dirigir à DAA, localizada no prédio da Reitoria, em Belém, ou entrar em contato por email, entre os dias 24 de outubro a 7 de novembro. Também nesse período, os candidatos poderão corrigir os dados pessoais, caso haja alguma informação errada.

Vagas

Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.323 vagas, distribuídas em 26 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Entre as novidades deste ano estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açu; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h às 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Isenção

Os candidatos portadores de necessidades especiais que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição, deverão fazê-lo por meio de requerimento encaminhado à DAA, no mesmo período de inscrição dos demais candidatos, de 8h às 14h. Quem precisar de tratamento diferenciado nos dias de prova, também poderá solicitá-lo, por meio de requerimento encaminhado à DAA até o dia 9 de setembro de 2011, de 8h às 14h, especificando as condições e recursos que o atendam, acompanhado de atestado médico, o qual justifique esse tratamento diferenciado e assegure suas condições de realizar a prova. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas, no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.

Serviço:

As inscrições para os Processos Seletivos da Uepa vão até o dia 8 de setembro, pelo www.uepa.br. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 9 de setembro, em qualquer agência bancária. Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição. Quem não conseguir, deve entrar em contato com a DDA, no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo) até o dia 7 de novembro ou pelos e-mails correto@uepa.br (Prosel); correto15@uepa.br (Prise 1ª etapa); correto14@uepa.br (Prise 2ª etapa); correto13@uepa.br (Prise 3ª etapa). Mais informações pelo (91) 3299 2216 ou daa@uepa.br



Adicione-nos também no Facebook

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Ize Sena - Ascom Uepa

0 comentários :

Postar um comentário