sábado, 4 de junho de 2011

A presidente Dilma Roussef anunciou nesta quinta-feira, 3, guerra total à violência no campo na Amazônia, envolvendo as Forças Armadas, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária e os governos dos estados, numa luta sem trégua contra os assassinatos no campo em conflitos pela posse da terra.

Ao lado dos governadores Simão Jatene (Pará), Aziz Elias (Amazonas) e Confúcio Moura (Rondônia) e na presença de seis ministros de Estado, Dilma Roussef defendeu a união dos governos federal, estaduais e municipais na luta contra a violência. “Há uma situação que nos parece fora do controle da lei e da ordem, inadmissível num país civilizado como o nosso”, disse a presidente da República. “Nós temos que proteger a vida das pessoas e não pouparemos esforços para que os conflitos não desaguem na morte de inocentes”, acrescentou.

Simão Jatene foi o primeiro governador a discursar na solenidade, realizada no Palácio do Planalto, elogiando a atitude da presidente da República de buscar parcerias com os governados estaduais da Amazônia Legal no combate aos crimes de encomenda. “Vamos iniciar uma parceria de forma diferente para enfrentar essa questão que atinge a todos os brasileiros”, afirmou o governador paraense.

No encontro, Simão Jatene também mostrou que é necessária a identificação e punição rigorosa dos envolvidos em assassinatos no campo para que não persista a impunidade e defendeu que os governos federal e estaduais envolvidos façam, com urgência, um gerenciamento das pessoas ameaçadas de morte – um gerenciamento de risco – garantindo-lhes proteção. “Não vamos reproduzir o passado e o ponto de partida deve ser a união de todos no enfrentamento à violência”, assegurou o governador paraense.

“A situação é extremamente grave”, reconheceu o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciando que já na próxima terça-feira, 7,com a participação da Polícia federal, da Força Nacional de Segurança e das próprias forças armadas, será iniciada na Amazônia a Operação Proteção à Vida.

Presidida por Dilma Roussef, a reunião no Palácio do Planalto contou com a participação dos ministros Nelson Jobim (Defesa), José Eduardo Dutra (Justiça), Maria do Rosário (Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

O governador Simão Jatene esteve acompanhado, no encontro, pelos secretários Sergio Leão (Governo), Luiz Fernandes (Segurança Pública), José Acreano Brasil Junior (Justiça e Direitos Humanos) e Ney Messias Junior (Comunicação).

Adicione-nos também no Facebook

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Secom/Governo do Pará

0 comentários :

Postar um comentário