terça-feira, 17 de maio de 2011

Salve salve galera!

Faço aqui minha estréia no @rmbagora, tentando somar para este que é um dos blogs que mais crescem no cenário paraense. Fui contratado pelo mestre @AdrianoDKY para fazer algumas críticas no que dizem respeito ao contexto do estado do Pará, e espero sinceramente fazer com que os nossos leitores reflitam um pouco sobre o que se passa no nosso estado.

Na abordagem de hoje, falarei sobre a notícia mais comentada da semana em Belém: o aumento da passagem de ônibus. É quase unânime a discordância da população quanto a esse aumento, e os motivos não são poucos: poucos ônibus, precariedade de alguns de algumas linhas, superlotação, entre outros. Ou seja, a péssima qualidade do serviço oferecido à população quando se diz respeito a meios de locomoção.

Isso é o que todo mundo sabe, porque vive na pele todo dia (e eu me incluo nisso). Mas como eu faço Matemática na universidade, confesso que fico pensando em algumas coisas que comumente as outras não pensam quando estão num ônibus lotado. Pois é, hoje quando tava indo pra lá, comecei a fazer algumas continhas, as quais eu apresento a vocês e espero que não se acanhem por se tratar de Matemática:

Primeiro foi a porcentagem: Tivemos um aumento de 15 centavos na passagem inteira e 10 centavos na meia passagem. Podemos concluir então que quem mais vai se dar mal nessa história é quem paga inteira, não é? Bem, matematicamente falando, não. O aumento da tarifa inteira foi em torno de 8,1%, enquanto que a tarifa meia foi de 11,1%. Uma diferença de 3%, mas é uma diferença não?

O segundo pensamento é quanto que a tarifa de ônibus ia me tirar de dinheiro durante o mês: ora vejam bem, eu pego em torno de 4 ônibus por dia, de segunda a sexta, o que dá 20 passagens e mais umas 6 do final de semana. 26 passagens por semana. Vamos dizer que o mês tem 4 semanas + dois dias, então calculamos 104 + 8 = 112 passagens por mês. Como eu pago meia, então pagarei a mais por mês R$ 11,20 Reais. Parece pouco, não é?

Mas e se multiplicarmos esse número por 1 milhão de usuários (acredito que seja até mais do que isso) na Região Metropolitana de Belém, serão 11 milhões e 200 mil a mais por mês. Isso porque eu só fiz a conta considerando a meia passagem, ou seja, os caras vão ganhar muito mais...

E como a inflação não subiu tanto assim e visivelmente não há melhorias significativas no transporte público da RMB, será que precisava desse aumento mesmo? 11 milhões de reais por mês dava pra fazer muita coisa, não acham? Pois é, é isso que um matemático faz num ônibus lotado.

Até mais galera, até a próxima!

Siga-me no Twitter: @Alex_Ferreira7 ou acesse o meu blog: #LasanhaComFarinha


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: www.lasanhacomfarinha.blogspot.com

0 comentários :

Postar um comentário