A elaboração da minuta do Termo de Compromisso para implantação do sistema integrado BRT (Bus Rapid Transit), a ser assinado entre Governo do Estado e Prefeitura de Belém, será a pauta da reunião marcada para esta quarta-feira (4), às 15h, na sede do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A equipe técnica da Prefeitura também apresentará o projeto municipal para o BRT, já com os pontos do acordo firmado com o Estado, aos técnicos do Núcleo, ligado à Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra), responsável pela implantação do Projeto Ação Metrópole.
“Nesta reunião faremos a última análise dos ajustes necessários, já acordados pelas partes, para a implantação do sistema integrado BRT. Após essa reunião, a minuta será encaminhada ao governador Simão Jatene e ao prefeito Duciomar Costa, para assinatura, o que deve acontecer na próxima semana”, informou o diretor geral do NGTM, César Meira, esclarecendo que, após as assinaturas, o passo seguinte será o envio dos projetos e do Termo de Compromisso para o Ministério das Cidades.
“Também entramos em acordo de que o planejamento da operação do sistema BRT ficará a cargo do governo do Estado, assim como a participação da Prefeitura no consórcio metropolitano que fará a gestão do sistema, o que também será formalizado na reunião de quarta-feira”, informou a diretora executiva do Projeto Ação Metrópole, Marilena Mácola Marques. Ela explicou que as adequações sugeridas pela equipe técnica do projeto são fundamentais, do ponto de vista técnico, para adequação dos projetos e integração do sistema BRT na capital paraense.
A diretora esclareceu que o BRT possui características e princípios específicos, entre as quais estão um projeto de infraestrutura que contempla canaletas; faixas preferenciais; paradas no mesmo nível do embarque nos ônibus; permissão de ultrapassagem entre ônibus nas canaletas; localização de estações de integração nas canaletas e pagamento da tarifa fora dos ônibus. “A análise minuciosa dessas características técnicas é necessária, pois se não as observarmos o sistema não pode ser considerado um BRT e, por conseguinte, a eficiência não existirá”, ressaltou.
Atribuições - No acordo firmado entre Governo e Prefeitura ficou definido que o Estado será responsável pela construção da infraestrutura para o BRT no trecho do Entroncamento até o município de Marituba, e para o prolongamento da Avenida João Paulo II. Sob a responsabilidade da Prefeitura ficarão as obras do corredor da Rodovia Augusto Montenegro até o Distrito de Icoaraci, estendendo as obras até a área portuária, com a construção de um Terminal Intermodal, e do corredor da Avenida Almirante Barroso até o Ver- o-Peso.
O projeto a ser apresentado contém os seguintes pontos: Extensão dos percursos até o centro de Belém e a orla de Icoaraci, com faixas preferenciais, conforme itinerário definido no Projeto Ação Metrópole; construção do Terminal Intermodal em Icoaraci; revisão das Estações de Integração da Avenida Augusto Montenegro; observância dos pontos de parada de acordo com os polos geradores de tráfego; soluções geométricas de ultrapassagem nos pontos de parada dos corredores, sem comprometimento da capacidade da via (pista e faixas) para tráfego geral; soluções de embarque e desembarque de passageiros em nível nos pontos de parada, com pagamento antecipado da tarifa, incluindo os trechos do centro de Belém e de Icoaraci; padronização dos ônibus com as mesmas especificações técnicas, previstas no “Ação Metrópole” (O NGTM propõe a utilização de veículos articulados e não biarticulados); supressão dos terminais de integração previstos para o Entroncamento e São Braz, e manutenção da ciclovia no canteiro central da Avenida Almirante Barroso.
Fonte: Agência Pará
“Nesta reunião faremos a última análise dos ajustes necessários, já acordados pelas partes, para a implantação do sistema integrado BRT. Após essa reunião, a minuta será encaminhada ao governador Simão Jatene e ao prefeito Duciomar Costa, para assinatura, o que deve acontecer na próxima semana”, informou o diretor geral do NGTM, César Meira, esclarecendo que, após as assinaturas, o passo seguinte será o envio dos projetos e do Termo de Compromisso para o Ministério das Cidades.
“Também entramos em acordo de que o planejamento da operação do sistema BRT ficará a cargo do governo do Estado, assim como a participação da Prefeitura no consórcio metropolitano que fará a gestão do sistema, o que também será formalizado na reunião de quarta-feira”, informou a diretora executiva do Projeto Ação Metrópole, Marilena Mácola Marques. Ela explicou que as adequações sugeridas pela equipe técnica do projeto são fundamentais, do ponto de vista técnico, para adequação dos projetos e integração do sistema BRT na capital paraense.
A diretora esclareceu que o BRT possui características e princípios específicos, entre as quais estão um projeto de infraestrutura que contempla canaletas; faixas preferenciais; paradas no mesmo nível do embarque nos ônibus; permissão de ultrapassagem entre ônibus nas canaletas; localização de estações de integração nas canaletas e pagamento da tarifa fora dos ônibus. “A análise minuciosa dessas características técnicas é necessária, pois se não as observarmos o sistema não pode ser considerado um BRT e, por conseguinte, a eficiência não existirá”, ressaltou.
Atribuições - No acordo firmado entre Governo e Prefeitura ficou definido que o Estado será responsável pela construção da infraestrutura para o BRT no trecho do Entroncamento até o município de Marituba, e para o prolongamento da Avenida João Paulo II. Sob a responsabilidade da Prefeitura ficarão as obras do corredor da Rodovia Augusto Montenegro até o Distrito de Icoaraci, estendendo as obras até a área portuária, com a construção de um Terminal Intermodal, e do corredor da Avenida Almirante Barroso até o Ver- o-Peso.
O projeto a ser apresentado contém os seguintes pontos: Extensão dos percursos até o centro de Belém e a orla de Icoaraci, com faixas preferenciais, conforme itinerário definido no Projeto Ação Metrópole; construção do Terminal Intermodal em Icoaraci; revisão das Estações de Integração da Avenida Augusto Montenegro; observância dos pontos de parada de acordo com os polos geradores de tráfego; soluções geométricas de ultrapassagem nos pontos de parada dos corredores, sem comprometimento da capacidade da via (pista e faixas) para tráfego geral; soluções de embarque e desembarque de passageiros em nível nos pontos de parada, com pagamento antecipado da tarifa, incluindo os trechos do centro de Belém e de Icoaraci; padronização dos ônibus com as mesmas especificações técnicas, previstas no “Ação Metrópole” (O NGTM propõe a utilização de veículos articulados e não biarticulados); supressão dos terminais de integração previstos para o Entroncamento e São Braz, e manutenção da ciclovia no canteiro central da Avenida Almirante Barroso.
Fonte: Agência Pará
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