quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O governador Simão Jatene recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), no Palácio do Governo, deputados estaduais e 43 prefeitos de municípios do interior do Estado para tratar de assuntos referentes à crise nacional e repasse de transferências estaduais às prefeituras.

O governador destacou os efeitos da crise econômica e a renda per capta do Pará, e disse que a presença dos prefeitos representa um momento de percepção e de união para enfrentar a crise. “Se não houver união, certamente haverá muito mais dificuldades. Não se trata de cobrar uns dos outros, pelo contrário, mas como é que juntos a gente pode atravessar esse momento difícil que o país está vivendo? Essa união é fundamental para que possamos ser compreendidos pelo Governo Federal de outra forma”, disse Jatene.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, avaliou o encontro como positivo. “O Parlamento recebeu os prefeitos para ouvi-los e ser solidário a eles neste momento de crise. É claro que há uma crise, e isso repercute nos municípios e no Estado. Estamos todos empenhados em encontrar saídas, e não pudemos deixar de falar em crise dentro dos municípios sem incluir o governo do estado. O governador ouviu todos, todas as demandas, e eu acho isso positivo", afirmou.

O prefeito de Bannach, Valber Milhomem, que falou em nome dos demais prefeitos, destacou a preocupação em cumprir com as obrigações, principalmente com a Lei de Responsabilidade Fiscal, diante deste cenário. “Estamos vivendo uma queda de receita e aumento de despesas, e isso preocupa todos os prefeitos. Então, é hora de reunir todos os gestores, municiais e estaduais. Esse dia foi importante e promissor porque conseguimos trazer até o governador a maior preocupação dos municípios. Os prefeitos não estão conseguindo cumprir com seus compromissos financeiros. A maior preocupação é com o fim do ano, quando temos que fechar as contas a cumprir com os limites constitucionais, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então essa mobilização é necessária”, destacou o prefeito.

"Estou no segundo mandato como prefeito, e sei que até pouco tempo o que o município recebia de FPM, que é da União, era muito acima do repasse de ICMS, que é do Estado. Hoje, essa diferença caiu muito. Um repasse quase se equipara ao outro, o que mostra que o repasse de ICMS cresceu muito e o do FPM caiu. Isso demonstra o momento que estamos vivendo, e nossa preocupação com o acirramento da crise, que preocupa a todos", assinalou Valder Milhomem.

Simão Jatene anunciou, ainda, a criação de um grupo de trabalho que vai tratar diretamente as demandas de cada município do interior, e assim tentar amenizar os efeitos da crise. “Vamos criar um grupo de trabalho, uma força-tarefa, para sentar com cada município e ver o que a gente pode fazer em cada caso. Cada cidadão precisa saber, claramente, que passamos por um momento muito difícil e precisamos ter a percepção e a responsabilidade de saber que todos temos direitos e deveres, e esse equilíbrio possa fazer com que essa superação da crise seja menos sofrida, sobretudo, pelos mais humildes e os que mais precisam”, afirmou o governador.

Gostou desta notícia? Acompanhe as atualizações diárias sobre concursos, empregos e estágios baixando aplicativo do blog. Baixar Agora.

Fonte e Foto: Agência Pará

0 comentários :

Postar um comentário