terça-feira, 5 de maio de 2015





Foi designada ontem (04), através da Portaria nº 182/2015 (fl. 7), a comissão que organizará o concurso público C-178 da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará - EMATER.

O último concurso foi realizado em 2005 ofertando vagas para todos os níveis de escolaridade.

O conteúdo básico do concurso realizado em 2005 está descrito a seguir.




EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação e correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e Intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. 2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 2.2 Conceitos de protocolos, World Wide Web, organização de informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. 2.3 Conceitos de proteção e segurança. 3 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3.1 Procedimentos, aplicativos e dispositivos para o armazenamento de dados e para a realização de cópia de segurança (backup). 3.2 Conceitos de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, instalação de periféricos. 3.3 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro. 4 Conceitos dos principais sistemas comerciais.

CONHECIMENTOS GERAIS: 1 Atualidades políticas, econômicas e sociais. 2 Direitos e garantias fundamentais (artigo 5 da Constituição Federal). 3 Geopolítica do Estado do Pará. 4. Noções Gerais de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Sócio-Ambiental. 5. Associativismo e Cooperativismo: Direitos e Garantias fundamentais individuais e coletivas; Participação Popular. 6. Noções Gerais de Políticas Públicas; Políticas Públicas para Agricultura Familiar; Políticas Agrárias e a Reforma Agrária no Brasil. 7. Formas de Organização da Produção; Geração de Emprego e Renda. 8. Assistência Técnica e Extensão Rural: Fundamentos; Metodologia; Comunicação; Difusão de Inovações Tecnológicas na Agricultura. 9. Perfil das Cadeias e Arranjos Produtivos do Estado do Pará. 10. Economia Rural: Conceitos Básicos em Economia; Economia de Base Familiar, especialmente para contexto de Agricultura Familiar e Atividades não Agrícolas no Espaço Rural. Tipos e Estruturas de Mercado. 11. Direitos do consumidor/serviços. 12. Antropologia Rural. 13. Sociologia Rural.

EMPREGOS DE NÍVEL MÉDIO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação e correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Conceitos básicos operacionais ( windows, word, excel, internet, intranet), procedimentos para realização de cópia de segurança. 2. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

NOÇÕES DE MATEMÁTICA: 1. Matemática comercial e financeira. 2. Razão e proporção. 3. Regra de três simples e composta. 4. Porcentagem e juros simples.

EMPREGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL

CONHECIMENTOS GERAIS:

 Língua Portuguesa: 1. Compreensão e Interpretação de Texto. 2. Uso Adequado de palavras na Frase. 3. Reconhecimento do sujeito e do predicado. 4. Concordância de Gênero e Número. 5. Grau do Adjetivo. 6. Pontuação.

Matemática : 1. Operações com Números Naturais, Inteiros e Racionais. 2. Equação do 1º Grau. 3. Grandezas Proporcionais. 4. Razão e Proporção. 5. Regra de Três Simples. 6. Juros Simples. 7. Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de Números Naturais.

Fonte: DOE-PA

0 comentários :

Postar um comentário