terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Universidade Federal do Pará vai manter a data do dia 9 de dezembro deste ano para a aplicação da prova do Processo Seletivo 2013. A decisão foi tomada durante a reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) que aprovou, integralmente, o Edital do concurso, contendo mais de cem itens, entre eles, o calendário do PS 2013. Foram 27 votos a favor, 4 contra e 2 abstenções.

A reunião contou, ainda, com a presença de professores e estudantes da Universidade, da Escola de Aplicação e de escolas públicas, os quais manifestaram opiniões divergentes sobre o adiamento na data do vestibular da Instituição, proposto em função da greve dos docentes da UFPA. Mas boa parte dos alunos apoiou a decisão do Consepe.

Edital do PS 2013 - O edital do concurso será publicado até esta sexta-feira, 14, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA). Para o vestibular 2013, serão ofertadas 8.569 vagas, sendo 4.128 na capital, 3.420 no interior e 1.021 no Sistema de Inclusão. Este número representa um aumento de mais de 10% em relação ao Processo Seletivo de 2012, mesmo tendo tido um corte de 440 vagas nas licenciaturas.

Entre as novidades do concurso está a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013. Há ainda a oferta de dois cursos novos em Belém: Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA); e Engenharia Biomédica, com 40 vagas, do Instituto de Tecnologia (ITEC).

Para os campi do interior a oferta é de três cursos novos, sendo dois em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação). Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais); e um para Tomé Açu (Letras- Língua Inglesa).

Calendário de provas - O Processo Seletivo da UFPA 2013 será realizado em duas fases. A primeira corresponde às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2012, que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro (sábado e domingo). A segunda fase da seleção será realizada no dia 9 de dezembro deste ano (domingo), de 13h às 17h, executada pelo Centro de Processos Seletivos.

De acordo com o Edital do vestibular 2013, o candidato que não tiver realizado inscrição no Enem 2012 terá sua inscrição rejeitada no Processo Seletivo da UFPA. Também estabelece a realização de exame de habilidades para candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O desempenho dos candidatos no Processo Seletivo será constituído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: provas do ENEM 2012 (1° fase) e prova objetiva da UFPA (2° fase). O candidato que obtiver nota bruta igual a ZERO em mais de 2 (duas) disciplinas da prova da 2ª Fase será automaticamente eliminado.




Fonte: UFPA

0 comentários :

Postar um comentário