terça-feira, 3 de julho de 2012

Um espaço dedicado a dar visibilidade à produção científico-tecnológica paraense e às iniciativas voltadas ao desenvolvimento de um ambiente inovador na Amazônia. É o que pretende ser a publicação quadrimestral “Ver-a-Ciência – Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará”, lançada neste mês de junho pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Nas versões impressa e eletrônica, Ver-a-Ciência é composta por artigos técnico-científicos, artigos analíticos, reportagens e outras seções relacionadas à produção de CT&I em nosso estado.

Para o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, a publicação tem grande relevância, pois busca popularizar temas ainda desconhecidos do grande público. “A popularização da ciência é uma questão de geopolítica, de desenvolvimento sustentável, estratégia de primeira grandeza. Todos os nossos esforços nessa perspectiva será um passo importante em favor do futuro da nossa região. A Revista Ver-a-Ciência emerge desse pensamento”, destaca.

A produção colaborativa e democrática é uma característica importante da nova revista, que conta com o apoio do recém-criado Fórum Estadual dos Comunicadores de Ciência. O objetivo é consolidar a revista como um canal aberto a todas as instituições paraenses ligadas à Pesquisa e Desenvolvimento e alcançar um público diverso com informação sobre ciência de qualidade e de fácil entendimento.

Na primeira edição, os destaques são a matéria sobre o Programa FarmaViva - que envolve diversas instituições para a implantação de unidades de produção de fitoterápicos em municípios paraenses -, uma reportagem sobre a Propriedade Intelectual no contexto paraense e a matéria sobre o apoio da Emater à criação sustentável de Pirarucu no sul do Pará, a qual inaugura a coluna “Casos de Sucesso”.

Os artigos dessa primeira edição se alternam entre técnicos e analíticos e abordam temáticas multidisciplinares, como economia verde, a importância de um museu de Ciência e Tecnologia para o Estado do Pará, a Lei Paraense de Inovação, Internet do Futuro e uma análise sobre os índices educacionais da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Um Conselho Editorial formado por pesquisadores de distintas áreas do saber e vinculados a diferentes instituições paraenses de Ciência e Tecnologia será o responsável por avaliar os artigos que serão submetidos via edital. As inscrições já estão abertas e são de fluxo contínuo.

Para conferir a edição completa da Revista Ver-a-Ciência e as normas de submissão de artigos e fotos, acesse: www.veraciencia.pa.gov.br.

Informações pelo telefone 4009-2514 e pelo email: revistaveraciencia@gmail.com

Texto: Ascom/Secti









0 comentários :

Postar um comentário