sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Prefeito Municipal de Belém, no uso de suas atribuições legais e em consonância com as disposições contidas na Lei n.° 7.502, de 20 de dezembro de 1990, na Lei n.° 7.453, de 05 de julho de 1989, na Lei n.° 7.528, de 05 de agosto de 1991 e na Lei n.° 8.791, de 30 de dezembro de 2010, torna pública a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo nos Cargos do Quadro de Pessoal Efetivo do Grupo Ocupacional Magistério da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC e para a formação de cadastro de reserva da SEMEC, mediante as condições estabelecidas no Edital.

DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet, através do endereço eletrônico www.cetapnet.com.br entre os dias 29/12/2011 a 01/02/2012.

São 1288 vagas até R$ 1467,57 de Téc. Pedagógico e Professores

Edital Completo N.º 01/2011
    
Anexo 01 - Conteúdo Programático

Anexo 02 - Cronograma Completo

Anexo 03 - Informações dos Cargos

ANEXO 01 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA

I - NÍVEL SUPERIOR
1. LÍNGUA PORTUGUESA

Obs: O candidato deverá considerar a nova Reforma Ortográfica contida no Decreto n.° 6.583, de 29 de setembro de 2008.

1. Interpretação e análise de textos; 2. Os vários modos de organização discursiva: elementos do texto descritivo, narrativo e dissertativo (exposição ou argumentação); 3. Estruturas lingüísticas e aspectos funcionais morfológicos e sintáticos do uso da língua: 3.1. Emprego das classes de palavras no texto; Categorias gramaticais; Estrutura das palavras; Formação de palavras. 3.2. Elementos estruturais do texto: frase; oração e período; Funções Oracionais; Coordenação e Subordinação; Concordância; Regência; Colocação; Emprego do sinal indicativo de crase; Coesão textual: anafóricos e articuladores; Coerência textual; Intertextualidade; 4. Elementos semânticos do texto; Significação das palavras; Denotação e Conotação Emprego de vocabulário; Adequação e precisão vocabular; Variação linguística; Alterações semânticas: homonímia; sinonímia; antonímia; paronímia; polissemia e ambiguidade; 5. Funções da linguagem no texto; níveis de linguagem no texto; 6. Pontuação gráfica; 7. Acentuação gráfica; 8. Uso da Crase.

2. MATEMÁTICA

1. Números Racionais - propriedades, operações e resolução de problemas; 2. Grandezas e medidas - tempo, comprimento, área, volume, capacidade; 3. Tratamento da informação; 4. Geometria plana e espacial - relação plano x espaço e espaço x plano; Poliedros e corpos redondos - elementos, cálculo de superfície e de volume, resolução de problemas; Figuras geométricas planas - elementos, propriedades, cálculo de área e perímetro, resolução de problemas; 5. Razão e proporção - definição, propriedades, números e grandezas diretamente proporcionais, números e grandezas inversamente proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem e resolução de problemas; 6. Equações do 1° e 2° graus - elementos, características e resolução de problemas; 7. Conjuntos - definição, elementos, relações de pertinência e de inclusão, operações, resolução de problemas; 8. Função linear e função quadrática - forma, gráfico, estudo da função e resolução de problemas.

3. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM EDUCAÇÃO

1. Noções de informática - hardware, software e periféricos; 2. Organização, gerenciamento e armazenamento de arquivos; 3. Software livre: filosofia de uso; 4. Pressupostos psicopedagógicos das TIC na educação - instrucionismo e construcionismo; 5. A utilização de editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação e jogos no processo educativo; 6. Internet e intranet; 7. Navegadores e Correio Eletrônico; 8. As contribuições da Internet na atividade de pesquisa - recursos e sites de busca; 9. A internet como espaço de autoria; 10. Redes sociais e escola; 11. Segurança na rede: vírus e sites inadequados para crianças e adolescentes.

4. LEGISLAÇÃO

1. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental; 3. Resolução 3/2005, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação - Normas Nacionais para ampliação do Ensino Fundamental para nove anos; 4. Lei n° 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA; 5. Resolução n° 4, de 13/07/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; 6. Resolução n° 7, de 14/12/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; 7. Lei n° 7.502, de 20/12/1990 - Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém.

5. CONHECIMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS

1. Educação como direito social público. 2. O contexto educacional e histórico da escola pública; 3. Política educacional brasileira; 4. Organização e gestão democrática da Educação Básica no Brasil; 5. Planejamento e avaliação escolar em uma perspectiva construtiva - práticas avaliativas e instrumentos de avaliação; 6. O Projeto Político-pedagógico: concepções, funções, características, estratégias de construção; 7. Concepções de currículo e interdisciplinaridade; 8. Projetos de ensino e de aprendizagem; Função social da escola: Relação escola e sociedade; 9. Concepções teórico-metodológicas de aprendizagem e desenvolvimento humano; 10. A afetividade como elemento mediador da aprendizagem; 11. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; técnicas, meios e avaliação; 12. Educação e diversidade; 13. Educação e inclusão - a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares dos sistemas de ensino; 14. Direito à Educação, acesso, permanência e sucesso escolar; 15. Educação, direitos humanos e cotidiano escolar; 16. Plano de desenvolvimento da educação: Razões, princípios e programas; 17. Avaliações da Educação Básica: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANERSC - Provinha Brasil e Prova Brasil).

6. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (15 QUESTÕES)

CARGO 01: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Educação Infantil: Concepções e práticas pedagógicas; 2. Função política e social da Educação Infantil; 3. Desenvolvimento infantil, segundo Piaget, Vygotsky e Wallon; 4. Currículo como expressão de linguagens, práticas sociais e culturais infantis; 5. O brincar como eixo dinamizador do currículo; 6. Avaliação na Educação Infantil e documentação pedagógica; 8. O papel do professor na Educação Infantil; 8. Planejamento na Educação Infantil: espaços interativos de aprendizagem, organização em projetos de linguagens; 9. Organização e financiamento dos sistemas de ensino; 10. Processo de socialização, diversidade sociocultural, inclusão; 11. Sexualidade infantil; 12. A literatura na educação da criança de O a 5 anos; 13. Afetividade nas relações professor-criança, criança-criança.

CARGO 02: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DE ATUAÇÃO: SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E/OU EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Paradigma construtivista do processo ensino-aprendizagem; 2. Alfabetização e letramento; 3. Alfabetização de jovens e adultos; 4. Andragogia e o aluno adulto; 5. A pedagogia de Paulo Freire; 6. Psicogênese da língua escrita; 7. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de 9 (nove) anos; 8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais das séries iniciais do Ensino Fundamental, seus conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte, Educação Física, temas transversais e tratamento da informação; 9. Fundamentos da utilização de recursos didáticos no ensino-aprendizagem - livro didático, Material Dourado, ábaco, quadro valor de lugar, tabuada de Pitágoras, Tangran, barras de Cuisinaire, geoplano, blocos lógicos, sólidos geométricos, mapas, alfabeto móvel, tecnologias de informação e comunicação - escrita, radiofônica, televisiva e computacional; 10. Prova Brasil - matriz de referência de Língua Portuguesa- tópicos e descritores para o 5° ano (ou 4a série) do Ensino Fundamental; 11. Prova Brasil - matriz de referência de Matemática- temas e descritores para o 5° ano (ou 4a série) do Ensino Fundamental;

CARGO 03: PROFESSOR LICENCIADO PLENO EM LETRAS: LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA

ÁREA DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL - PROFESSOR DE LIBRAS

1. Marcos Político - Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - MEC/2008; 3. Decreto N°. 6571/2008 - Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE); 4. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência/ ONU e o Decreto N°. 6949/2009; 5. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica - Modalidade Educação Especial Resolução - N° CNE/CEB 2009; 6. Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; 7. História da Educação Especial no Brasil e a Legislação vigente; 8. Tecnologia assistiva e suas modalidades, com ênfase na comunicação alternativa; 9. Educação escolar dos alunos com surdez; 10. Caminho metodológico para o ensino de LIBRAS no AEE.

CARGO 04: PROFESSOR LICENCIADO PLENO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA ÁREA DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

1. Marcos Político - Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - MEC/2008; 3. Decreto N°. 6571/2008 - Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE); 4. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência/ ONU e o Decreto N°. 6949/2009; 5. Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica - Modalidade Educação Especial Resolução - N° CNE/CEB 2009. 6. Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; 7. História da Educação Especial no Brasil e a Legislação vigente; 8. Tecnologia assistiva e suas modalidades, com ênfase na comunicação alternativa; 9. Educação escolar de alunos com surdez; 10. Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa para alunos com surdez; 11. Alunos com surdez e o ensino de língua portuguesa escrita no AEE; 12. Níveis de ensino do português escrito para alunos com surdez; 13. Organização do ensino da Língua Portuguesa no AEE.

CARGO 05: PROFESSOR LICENCIADO PLENO EM PEDAGOGIA OU EM QUALQUER ÁREA

ÁREA DE ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL - PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO FUNDAMENTAL OU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Marcos Político-legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - MEC/2008; 3. Decreto N°. 6571/2008 - Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado; 4. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência/ ONU - Ratificada pelo Decreto N°. 6949/2009; 5. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica - Modalidade Educação Especial Resolução - N° CNE/CEB 2009; 6. Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva; 7. História da Educação Especial no Brasil e a legislação vigente; 8. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência visual (baixa visão e cegueira), alunos com surdez, deficiência intelectual, deficiência múltipla, surdocegueira, altas habilidades/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento, deficiência física; 9. Sala de Recursos Multifuncionais - legislação, atribuições e Atendimento Educacional Especializado; 10. Tecnologia assistiva e suas modalidades, com ênfase na comunicação alternativa; 11. Desenho universal.

CARGO 06: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - PORTUGUÊS

1. Concepções da Linguagem: O que é linguagem; O que é Língua; O que é variação linguística. O papel da interação no desenvolvimento da linguagem; Funções da linguagem. 2. Diretrizes metodológicas para o ensino de Português. 3. Conhecimentos Linguísticos nos níveis fonético-fonológico e morfossintático e semântico; 4. Flexão nominal e verbal. 5. Função morfossintática das palavras no texto; 6. O período: coordenação e subordinação; Colocação dos termos na frase e da frase no período. 7. A Gramática da frase e do texto: Coesão: Elementos coesivos de referência; Elementos sequenciais. Coerência textual. 8. Semântica: A Sinonímia, a polissemia e a paronímia. A conotação e a denotação. 9. Figuras de linguagem: Metáfora, metonímia, antítese e silepse; 10. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. 11. O desenvolvimento da leitura e da escrita pelo aluno; 12. Gêneros textuais e práticas de linguagem no contexto escolar; 13. Prova Brasil: Matriz de Referência de Língua Portuguesa: Tópicos e seus descritores para o 9° ano do Ensino Fundamental.

CARGO 07: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - MATEMÁTICA

1. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para as séries finais do Ensino Fundamental e seus conteúdos de Matemática; Temas transversais; Tratamento da informação. 2. Conjuntos Numéricos. 3. Funções reais. 4. Polinômios e Equações. 5. Geometria Plana e Espacial; 6. Tendências Atuais em Educação Matemática - a utilização da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, Etnomatemática, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas. 7. Seleção, Organização e Avaliação da Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos. 8. Prova Brasil: Matriz de Referência de Matemática: Temas e seus descritores para o 9° ano do Ensino Fundamental.

CARGO 08: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - HISTÓRIA

1. Ensino de História: saber histórico escolar; 2. Metodologias do ensino de História; 3. Trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História; 4. Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia; 5. História e temporalidade; 6. História do Brasil e a construção de identidades; 7. Historiografia brasileira e a História do Brasil; 8. História nacional, regional e local; 9. História da América e suas identidades; 10. Lutas sociais e identidades sociais, culturais e nacionais; 11. História do mundo Ocidental: legados culturais da antiguidade clássica, convívios e confrontos entre os povos e culturas na Europa Medieval; 12. História africana e suas relações com a Europa e a América; 13. Lutas sociais, cidadania e cultura no mundo capitalista.

CARGO 09: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - GEOGRAFIA

1. Evolução do pensamento geográfico; 2. Sociedade, natureza e território: do meio natural ao meio técnico-científico informacional; 3. As ações humana sobre a natureza; 4. O espaço geográfico mundial e brasileiro: processo de industrialização; 5. O processo de urbanização; 6. O espaço agrário; 7. O papel do Estado na organização do espaço; 8. A dinâmica demográfica; 9. Globalização e geopolítica; 10. O ensino de Geografia: princípios metodológicos; 11. O uso de representações cartográficas.

CARGO 10: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - CIÊNCIAS NATURAIS

1. O ensino de Ciências Naturais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. 2. Os eixos temáticos: Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo; 3. A busca de informação em fontes variadas: observação, experimentação e textos; 4. Instrumentos facilitadores das aulas de Ciências. 5. Uso de recursos didáticos para o ensino de Ciências. 6. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. 7. Vida e ambiente: Conceitos básicos em ecologia, populações e Comunidades. 8. Ecossistemas: do ar, do solo e das águas. 9. Problemas Ecológicos Contemporâneos. 10. Seres vivos; Anatomia e fisiologia humana. 11. Terra e Universo: matéria, propriedades e estados físicos e químicos. 12. Elemento químico: classificação periódica. 13. Energia: mecânica, térmica, sonora, luminosa e elétrica.

CARGO 11: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - LÍNGUA INGLESA

1. Tempos e modos verbais; 2. Verbos modais; 3. Substantivos, adjetivos, artigos e advérbios; 4. Grau comparativo e superlativo; 5. Formação de palavras, prefixos e sufixos; 6. Estratégias de leitura; 7. Inferência de significado; 8. Referência pronominal; 9. Compreensão geral do texto; 10. Reconhecimento de informações específicas; 11. Capacidade de análise e síntese; 12.Tipos de texto; 13. Marcadores do discurso; 14. Coerência e elementos de coesão; 15. Principais expressões idiomáticas; 16. Noções de métodos de abordagens para o ensino de inglês com língua estrangeira (EFL).

CARGO 12: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Relações Fundamentais: Educação Física e Educação; Educação Física e Ciência da Motricidade Humana; Educação Física, Desenvolvimento Humano no Ensino Fundamental; Educação Física e Cultura Corporal; Educação Física e Esporte Escolar; Educação Física e Saúde; Educação Física e Cidadania. 2. A Educação Física Formal e a Educação Física Não-formal 3. Possibilidades de atividades lúdicas: a ludicidade, o lazer e a recreação escolar a) Jogos b) Brinquedos c) Brincadeiras. 4. Conteúdos e Metodologia: a) Jogo b) Esporte c) Ginástica d) Lutas e) Atividades rítmicas. 5. Possibilidades de experiências prático-teóricas: cognitivas, sociais e afetivas: a) competição b) cooperação c) sociabilização; 6. Educação Física e Educação Inclusiva. 7. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Física para a Educação Básica 8. A Educação Física para a Educação de Jovens e Adultos.

CARGO 13: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA, TEATRO ou EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1. O ensino de arte na Educação Básica. 2. O significado da Arte na Educação. 3. A Arte como conhecimento. 4. As linguagens artísticas e suas especificidades (Arte Visuais, Música, Teatro e Dança). 5. Arte, Cultura e Sociedade. 6. Tendências pedagógicas e o Ensino da Arte: Tendência Idealista- Liberal; Tendência Realista-Progressista. 7. Os fundamentos teóricos-metodológicos no aprender e ensinar Arte: Componentes curriculares básicos que se inter-relacionam no planejamento (objetivos, conteúdos, métodos de ensino, meios de comunicação, avaliação); Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem. 8. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Artes.

CARGO 14: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - ENSINO RELIGIOSO

1. A Natureza Transcendente da Pessoa Humana: A sede de infinito; Duas realidades presentes: matéria e espírito; Necessidades materiais da pessoa; necessidades espirituais da pessoa. 2. Elementos constitutivos da dignidade da pessoa humana: A pessoa humana como ser livre: a) O que é liberdade? b) Liberdade e livre arbítrio. c) Liberdade e responsabilidade; A pessoa humana como ser inteligente: a) O potencial da inteligência; b) A função da razão; c) razão e sentimento. A pessoa humana como um ser volitivo: a) O que é vontade. b) Os impulsos instintivos e a vontade; c) Vontade, liberdade e responsabilidade; Valores. 3. As diversas dimensões da pessoa humana: A pessoa humana como ser social; A pessoa humana é um ser político; A pessoa humana como ser cultural; A pessoa humana como um ser afetivo; A pessoa humana como um ser espiritual (religioso); A pessoa humana como um ser biológico. 4. A pessoa humana e seus vários tipos de relações: relação consigo mesmo: verdade, sinceridade, harmonia; Relação com o outro: respeito, justiça; Solidariedade; Relação com a natureza: cuidado, zelo, responsabilidade; Relação com o Transcendente: obediência, contemplação, louvor. 5. A pessoa humana e suas circunstâncias: A experiência do sofrimento; A experiência da crise e da angústia; O sentido da vida: o amor; A busca da felicidade. 6. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

CARGO 15: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - FILOSOFIA

1. Parâmetros curriculares (5a a 8a séries): Temas transversais. 2. O Programa de "Educação bpara o pensar" de Mathew Lipman. 3. Pressupostos filosóficos e pedagógicos do Programa de Educação para o pensar. 4. Propostas de ensino da Filosofia para crianças e jovens no Brasil. 5. A Filosofia como atividade de reflexão. 6. O surgimento da Filosofia. 7. Senso comum e ciência. 8. O raciocínio lógico. 9. Ética e moral. 10. A ação e os valores. 11. Liberdade e responsabilidade. 12. Ética e meio-ambiente. 13. O problema da tolerância. 14. O surgimento da sociedade civil. 15. A finalidade da vida política e a noção de justiça. 16. Ética e política. 17. Direitos Humanos e cidadania. 18. Os direitos da criança e do adolescente. 19. Os princípios fundamentais da vida democrática. 20. Trabalho e consumo. 21. Consumo e meios de comunicação de massa. 22. A arte como forma de expressão do pensamento. 23. Arte e Sociedade. 24. A indústria cultural. 25. O belo e o feio: a questão do gosto.

CARGO 16: PROFESSOR LICENCIADO PLENO - CIÊNCIAS SOCIAIS

1. Fundamentos teórico metodológicos: fato social e ação social; Explicação e compreensão; Positivismo e interpretação do sentido; História: evolução, progresso e desenvolvimento. 2. Principais conceitos: sociedade e indivíduo; Estrutura e função; Diferenciação social; Divisão social do trabalho; Estratificação social; Dominação social; Conflito e mudança social; Educação; Linguagem; Cultura: valores, ideias e ideologias; Instituições; Comportamento; Racionalidade e irracionalidade: lei e moral; Carisma: tradição e modernidade; Urbanização. 3. Sociologia no Brasil- principais temas: cultura brasileira: identidade nacional: Estado e poder; Estratificação social, dependência e desenvolvimento; Movimentos sociais; Estado, sociedade e educação. 4. Planejamento: Conceito de planejamento: a necessidade de planejar, as diversas dimensões do planejamento, princípios e características do planejamento, tipologia do planejamento; Planejamento como processo e como sistema: processo de planejamento, etapas do processo, sistema de planejamento, concepção e estrutura; Métodos do planejamento: processo de planejamento tradicional, processo de planejamento estratégico; Instrumentos operacionais do planejamento: plano, programas e projetos. 5. Instrumentos de planejamento estratégico estadual - Plano Plurianual Estadual 2004-2007- Lei Estadual n° 6.607/2003: texto da Lei e Base Estratégica; Leis das diretrizes orçamentárias e orçamentárias anuais relativas ao período do PPA 2004/2007. 6. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências Sociais. 7. Ensinar e aprender: características e fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem. 8. Função Social da Escola.

CARGO 17: TÉCNICO PEDAGÓGICO

1. Fundamentos teóricos e filosóficos da Educação no Brasil. 2. Educação e o pensamento social brasileiro. 3. Produção teórica e filosófica contemporânea. 4. História da Educação no Brasil. 5. Movimentos Sociais e Educação. 6. Parâmetros Curriculares Nacionais. 7. Educação e diversidade social. 8. Relações entre Estado, Política e Educação. 9. Elaboração, gestão e avaliação de projetos educacionais. 10. Educação e Inclusão: Política de Educação Especial, Políticas e Estratégias de Inclusão. 11. Marcos Legais relativos ao combate à discriminação racial; Diferenças e preconceitos na escola. 12. Política de Financiamento da Educação - origens e fontes de recursos para a educação. O FUNDEB. 13. O Conselho Escolar como instrumento de gestão democrática. 14. O Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei 8069/90. 15. Análise da dinâmica educacional e social da criança e do adolescente de risco e de sua rede de relações. 16. A Organização da Educação Brasileira. 17. A ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. 18. Modalidades de Educação de Jovens e Adultos. 19. Conceitos e concepções de currículo; Metodologia para o planejamento curricular; Modelos e tipos de currículo. 20. Tecnologias de informação e comunicação e práticas educativas. 21. Estudo da psicogênese da língua escrita; 22. Avaliação escolar e planejamento numa perspectiva emancipatória; 23. Alfabetização e letramento; 24. Políticas de formação continuada e prática educativa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DISCURSIVA

Interpretação e propostas de atuação docente sobre temas e problemas atuais da educação básica: alfabetização de crianças, nível de leitura dos jovens, situações reais de sala de aula em leitura e matemática, dados educacionais do IDEB/INEP-MEC e da Prova Brasil/INEP-MEC, Resolução N° 7- CNE/CEB, de 14 de dezembro de 2010.

Fonte: CETAP