quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento tem início nesta quarta (11) e segue até o próximo sábado (14). Em pauta, as “Relações Institucionais das IES da Abruem com o Governo Federal”. Abertura será às 19h, no Hotel Regente.

Confira aqui a programação
 

 
A relação das universidades estaduais e municipais com o Governo Federal é o tema do 48º Fórum Nacional de Reitores, que a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), promove no Hotel Regente, em Belém, a partir de amanhã (11) até o sábado (14). A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é a instituição anfitriã do Fórum, que reunirá dirigentes das 46 instituições afiliadas.

A solenidade de abertura será às 19h, com a instalação do Fórum pelo presidente da Abruem, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, Antonio Joaquim Bastos da Silva, seguido pela reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, e pela saudação das autoridades estaduais e federais.

Segundo Marília, a realização de um evento como esse, no Pará, toma uma dimensão de extrema relevância, “considerando a importância do sistema estadual na formação de nível superior no nosso País, onde as universidades estaduais são responsáveis  no mínimo por 50% da educação superior, de forma extremamente capilarizadas, interiorizadas e alinhadas com as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e regional”.

A reitora da Uepa também afirma que o Fórum é, “sem dúvida, uma grande oportunidade de diálogo para um tema tão importante, uma vez reconhecido que os sistemas estaduais e federais de educação superior têm que atuar de forma sinérgica, com o apoio das diversas esferas de governo, mesmo que ressaltando a responsabilidade do governo Federal sobre o sistema Federal e a dos governos estaduais sobre o sistema Estadual”.

Por meio da Abruem, a relação entre o Governo Federal e as universidades estaduais e municipais está cada vez mais próxima, pela valorização da educação estadual. “Some-se a isso, o sucesso das universidades estaduais em que o apoio dos seus governos e a relações com o Governo Federal puderam elevá-las a centros de excelência reconhecidos no mundo, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP) e da universidade de Campinas (UNICAMP)”, explica Marília Brasil Xavier.

Programação - Nos dias 12, 13 e 14 de maio, a programação segue com mesas redondas e conferências sobre temas relativos ao avanço da educação superior no País, entre eles, as políticas desenvolvidas pelo Governo Federal; Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento local; Apoio à Extensão como estratégia para inserção social; Pós-graduação e pesquisa fora dos eixos tradicionais e Gestão de fomentos federais.

Este último é um dos assuntos destacados pela reitora da Uepa. “Na pauta do evento será discutida a forma de captação e gestão de recursos federais necessários à consolidação das ações na graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação nas universidades estaduais, uma vez que hoje, os próprios órgãos federais  têm a clara percepção que, para atingir os objetivos de formação e qualificação, não se pode prescindir da contribuição das universidades estaduais”, afirma Marília.

Paralelo ao Fórum, no dia 12, acontecerá a Reunião do Conselho Pleno da Abruem. Nos dois últimos dias do Fórum, os reitores farão visita técnica ao Parque Tecnológico do Guamá e às ilhas de Belém. Todo o assunto discutido durante o Fórum será consolidado em relatório e divulgado em outros fóruns e espaços de discussão sobre o tema.

Abruem - Criada em 1991, durante o do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, a Abruem tem como objetivo principal integrar as universidades dos estados e municípios de todo o País. Por meio de fóruns, encontros e congressos, a entidade fomenta a discussão de interesses comuns às instituições filiadas, além de coordenar e estimular ações conjuntas para o avanço do ensino superior brasileiro.

Já o Fórum da Associação é um espaço de discussão que objetiva a busca permanente da melhoria da qualidade do ensino superior, por meio da ampliação do debate e do fortalecimento do diálogo.


Serviço
Evento:48º Fórum Nacional de Reitores
Data: 11 a 14 de maio
Horário: No dia 11, abertura às 19h; Dia 12/5, início às 8h30; Dias 13 e 14/5, início às 9h.
Local: Hotel Regente (Avenida Gov. José Malcher, 485 – Nazaré)


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: UEPA

0 comentários :

Postar um comentário