terça-feira, 24 de maio de 2011

“Um Lugar Qualquer” entra em cartaz amanhã (25) e segue até dia 05 de junho, sempre de quarta-feira a domingo, às 19h. A filha de onze anos é o ponto de virada da história que leva o personagem principal a reavaliar sua vida.

A primeira cena de “Um Lugar Qualquer” mostra uma Ferrari preta rodando em círculos em alta velocidade. A câmera não a acompanha. Fixa, ela apenas registra repetidas vezes a passagem do carro pelo mesmo ponto da estrada. Fora de enquadramento, ouvimos apenas o ronco inconfundível do motor.

A sequência é uma metáfora da vida de Johnny Marco (Stephen Dorff, de “Blade - Caçador de Vampiros”), astro do cinema que, assim como seu bólido, avança para lugar nenhum, sempre retornando ao mesmo ponto. Desfrutando da fama de uma carreira bem-sucedida, seu brilho nas telas não se reflete na vida pessoal. Quando não está filmando ou em algum compromisso de trabalho, seu dia-a-dia se resume a bebedeiras e farras com mulheres.

É este personagem blasé que vamos descobrindo aos poucos nesse novo filme da cineasta Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”). E “aos poucos” aqui não é força de expressão. “Um Lugar Qualquer” não é um filme pressuroso como são as produções norte-americanas tradicionais. Não que Sofia negue a linguagem cinematográfica de seu país. Ela está presente na metáfora do carro em círculos no início e no desfecho que, bem ou mal, é bem americano. Mas o fato é que o filme desdobra-se num passo mais lento e contemplativo, bebendo de uma estética comumente relacionada com o cinema europeu e asiático.

Assista

“Um Lugar Qualquer” entra em cartaz amanhã (25), com sessão às 19h, no Cine Líbero Luxardo, do Centur (avenida Gentil Bittencourt, 650, térreo). Exibição até 05 de junho, de quarta-feira a domingo. Às quartas-feiras, entrada franca para estudantes.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte:Diário do Pará

0 comentários :

Postar um comentário