sábado, 14 de maio de 2011

O Ministério da Educação (MEC) deve confirmar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os dias 22 e 23 de outubro. A nova data não agradou a estudantes de escolas públicas paraenses.

“Um mês de antecedência pode não parecer nada para muitos alunos, mas para quem estuda em escola pública, faz muita diferença. Nós começamos o ano letivo dia 4 de abril e até outubro ainda não estaremos com todo o conteúdo terminado para fazer a prova do Enem”, disse Daiane Sena, de 17 anos, aluna do terceiro ano da Escola Estadual Augusto Meira.

O Enem avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio e é usado como parte do processo seletivo de centenas de instituições de ensino superior públicas e privadas. A nota do Enem também é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Daiane quer ser engenheira civil, mas sabe que tem que driblar as dificuldades de quem estuda na rede pública. “O Enem é uma excelente oportunidade para a gente entrar em uma boa universidade, mas acho que para alcançar esse objetivo o aluno tem que fazer por si, já que os professores entram de greve todo ano. Eu estou sempre estudando conteúdos à frente do que estou tendo aqui no colégio, como as leituras obrigatórias da UFPA e da Uepa”.

A preocupação com o calendário e a força de vontade também fazem parte da vida de Otávio de Almeida, de 20 anos. Ele também cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Augusto Meira. “Se não correr atrás do nosso sonho, fica difícil. Essa nova data do Enem nos pegou de surpresa, mas não dá para ficar parado esperando somente do colégio. Temos que ter condições de concorrer com quem é das escolas particulares”.

De acordo com o MEC, as mudanças vão continuar no ano que vem, quando serão realizadas duas edições do exame, sendo a primeira prova em maio. “Nossa situação é pior. Em maio estaremos começando o ano letivo, mas isso se não tiver greve este ano”, observou a estudante Janilse Batista, de 18 anos.

A técnica em educação, Aldinéia Dias, da escola Augusto Meira, explicou que a preparação dos alunos para o Enem começa desde o primeiro ano do ensino médio. “Realmente o tempo dificulta para eles, mas estamos voltados para o Enem. Trabalhamos com provões simulados, que são as atividades interdisciplinares”. (Diário do Pará)
Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Diário do Pará

0 comentários :

Postar um comentário