segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta segunda-feira, 18, a lista de Leituras Recomendadas para o Processo Seletivo da instituição, em 2012. São 20 leituras, divididas entre os vários eixos temáticos abordados na Literatura Brasileira e Portuguesa.

A divulgação foi feita durante entrevista coletiva de imprensa, realizada na tarde desta segunda-feira. Estiveram presentes a diretora do CEPS, professora Marilúcia Oliveira; o assessor técnico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor  Mauro Magalhães; o coordenador pedagógico do CEPS, professor Arquimímo de Almeida; e alguns integrantes da comissão que definiu as Leituras: professores Silvio Holanda, Elizabeth Vidal e Marly Furtado.

Segundo a professora Marilúcia Oliveira, o conteúdo foi baseado na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também levando em conta a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA de explorar conteúdos relacionados à região amazônica.

Entre as obras da literatura paraense que fazem parte das Leituras estão os contos “Desilusão” e “Que bom marido” do escritor Marques de Carvalho; o conto “O carro dos milagres” de Benedicto Monteiro; e “Primeira Manhã” de Dalcídio Jurandir.

Mudanças – A nova lista de Leituras Recomendadas é bastante diferente das dos anos anteriores. “A última mudança foi no final de 2006 e início de 2007, mas com poucas alterações”, afirma o professor Mauro Magalhães. Apenas duas das leituras permanecem as mesmas: os poemas de Alberto Caiero – heterônimo do poeta português Fernando Pessoas – e os textos de Gregório de Matos Guerra.

Algumas novidades são o livro “A viagem do elefante”, do romancista José Saramago, as crônicas de Olavo Bilac e os textos líricos de Camões, ao invés dos épicos.

De acordo com o professor Silvio Holanda, um dos critérios para a seleção da nova grade de leituras foi a rotatividade de autores. “Por exemplo, no Simbolismo, podemos alternar entre Camilo Peçanha e Antônio Nobre, então há esse critério de não ficar sempre no mesmo autor. Todos são representativos, mas há um sistema cíclico de não ficar sempre nos mesmos nomes”, explica o professor.

A professora Elizabeth Vidal lembra que o objetivo das leituras é encantar os alunos. “Não queremos sobrecarregá-los, mas sim fazer com que eles sintam menos o peso e mais o prazer da leitura, como em A viagem do elefante, que embora seja ambientado no século XVI, tem uma narrativa extremamente leve. É um verdadeiro tratado de como montar uma expedição,” diz ela.

Outro dos critérios de seleção foi a disponibilidade das obras. Segundo o professor Silvio Holanda, os contos de Marques de Carvalho não foram mais editados, mas como são domínio público, serão disponibilizados pela internet. Já o conto “O carro dos milagres” de Benedicto Monteiro foi reproduzido em uma edição econômica, pela editora Amazônia, no valor de R$ 5 reais.

A lista completa das Leituras Recomendadas para o Processo Seletivo 2012 da UFPA pode ser vista aqui, ou no site do CEPS: www.ceps.ufpa.br.


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA

0 comentários :

Postar um comentário