quarta-feira, 2 de março de 2011

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém habilitou o município de Belém a quatro projetos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. Juntos, os projetos somam investimento de R$ 14,6 milhões.

O órgão já havia obtido a pré-aprovação dos quatro projetos junto ao PAC 2 no ano passado, conforme Portaria do Ministério das Cidades nº 534, de novembro de 2010, através da Secretaria Nacional de Saneamento (SNSA). Dois deles atenderão o distrito de Icoaraci, um será em Cotijuba e o último em Outeiro.

O primeiro projeto compreende a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água para melhorar o serviço nos bairros Agulha, Campina e Cruzeiro, em Icoaraci, com a perfuração de poços tubulares profundos, reservatório apoiado, adução e macromedidores.

De acordo com a engenheira sanitarista Evelyn Thais Abreu, do Departamento de Projetos e Obras do Saaeb, o projeto vai ajudar a atender a demanda, já que atualmente o distrito experimenta um grande crescimento populacional, o que acaba deixando o sistema sobrecarregado. “O novo projeto vem para manter a pressão no sistema do Saaeb na avenida Souza Franco,com dois poços e capacidade de reservatório de 700 mil litros d’água”, completou. Apenas este projeto vai beneficiar em torno de 10 mil famílias ou 50 mil pessoas.

O segundo projeto, também na Vila Sorriso, vai atender a área do Paracuri,mais precisamente a rua 2 de Dezembro, os bairros Paracuri I, II, III e Ponta Grossa, com previsão de perfuração de um poço tubular profundo, reservatório elevado, rede, ligações prediais e macromedição. A especificação técnica prevê um poço e reservatório de 660 mil litros para atender seis mil famílias ou cerca de 30 mil pessoas.

O terceiro projeto habilitado ao PAC 2 será em Cotijuba, para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da ilha.Consiste na perfuração de poço tubular profundo, mais o tratamento de desferrização da água, construção de um reservatório elevado, ampliação da rede, novas ligações domiciliares, setorização e macromedição.Mais de 1.300 famílias ou 6.500 pessoas serão atingidas pelo projeto, além dos turistas e veranistas que frequentam o local.

O Saaeb também apresentou projeto devidamente habilitado ao distrito de Outeiro,que atenderá o bairro Fidélis, a partir da perfuração de poço profundo, construção de reservatório elevado, ampliação da rede de abastecimento, novas ligações prediais,mais setorização e macromedição para 1.450 famílias ou 7.250 pessoas.

A presidente do Saaeb,Glória Albuquerque, garante que os quatro projetos objetivam a ampliação da cobertura de água e, principalmente, a melhoria da prestação do serviço ao usuário. “Vamos beneficiar com esse trabalho mais de 18.750 famílias, o que significa quase 94 mil pessoas”, destacou.

O órgão aguarda, agora, parecer da Caixa Econômica para liberação dos recursos e início das obras.

Fonte: Micheline Ferreira-Ascom Saeeb

0 comentários :

Postar um comentário