terça-feira, 8 de março de 2011

Feriado prolongado é sinônimo de tráfego pesado na Região Metropolitana de Belém. Agora, aliado a chuva e a acidentes de trânsito, com certeza isso viraria o caos.

É, aconteceu. Choveu. Tiveram acidentes. O caos.

Teve gente que demorou cerca de três horas ou mais para cruzar o entrocamento e chegar a BR  316. E se não bastasse enfrentou trânsito lento até Marituba.

A fluidez de veículos no entrocamento é preocupante. Batemos nessa tecla a cada início de manhã e a cada fim de tarde. Isso ocorre devido a um fenômeno da geografia local chamado "afunilamento", onde várias pistas são oferecidas, dentro da cidade, para o tráfego, mas na saída temos apenas duas. Deveriam ser quatro faixas, pois a BR 316 as têm. Mas devido ao fluxo de pedrestres,  vendedores ambulantes, vans e ônibus, acabam sobrando apenas duas.

As soluções são tão óbvias, que nem iremos comentar nesta notícia, e se não forem tomadas continuarão estressando o cidadão, que quer relaxar nas suas folgas merecidadas.


A volta deve ser tranquila, pois as pessoas escolhem datas diferentes para regressar.

_______________________________________________________
¹Afunilamento: Vem do verbo afunilar. Significa que diminui o fluxo de veículos por uma via pública, que, por exemplo, tem 10 pistas e passa a ter só uma no final, é pior que no engarrafamento, de 20 apenas 2 passa.

Engarrafamento: Embaraço à circulação na via pública, por acúmulo de veículos ou acidente. O fluxo de veículos se dá em 25% do total, ou seja, a cada 20 apenas 5 passam.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

0 comentários :

Postar um comentário