quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) elaboram nas próximas semanas projetos de ensino e extensão para subsidiar a criação do primeiro pólo universitário do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O assunto foi discutido entre a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, e o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, durante reunião na tarde da última segunda-feira (21), no prédio da reitoria, em Belém.

Este foi o primeiro encontro entre os representantes das instituições, após a doação oficial da Granja do Icuí ao município, pelo governo do Estado, na última semana. No local vai funcionar um pólo universitário com a participação da Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPA) e a futura Universidade Tecnológica do Pará (Unitec), a ser criada pelo governo atual.

Durante a reunião, a reitora Marília Brasil enfatizou a importância de um pólo universitário no município, em razão da dimensão e do crescimento de Ananindeua e da intensa demanda dos alunos, que se deslocam para Belém para assistir a aulas na Uepa. "O consórcio das universidades é fundamental para a formação dos jovens e para o desenvolvimento local, o que reflete no Estado inteiro", afirmou. "A Uepa une-se às demais universidades para ajudar a construir um projeto importante para o Estado e para a Amazônia", completou.

Marilia Brasil Xavier também sinalizou a vontade da instituição em desenvolver um Laboratório de Madeira e um espaço de acolhimento aos residentes médicos no pólo universitário, que segundo ela, pode se tornar, em breve, a primeira universidade municipal do Pará. A previsão é que o pólo universitário comece a funcionar no início do ano que vem.

"No processo seletivo do próximo ano o município de Ananindeua já precisa ofertar vagas para não perdermos esta oportunidade", comentou o prefeito Helder Barbalho. Na reunião também ficou definido que na próxima terça-feira (1º de março), representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) e da Prefeitura de Ananindeua vão visitar a Granja e conhecer o espaço de 246 mil metros quadrados.


Fonte: Ascom/ Uepa

0 comentários :

Postar um comentário