quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) continua a execução dos projetos de eficientização da iluminação pública de Belém. Para 2011, estão previstas a troca de padrão de 11,5 mil pontos de iluminação com equipamentos defasados e 3,6 mil implantações de novos pontos. É o que garante o diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, Guilherme Sanches.

Os projetos de eficientização desenvolvidos pela Seurb consistem na instalação de novos pontos de iluminação em locais onde o serviço ainda não existe ou que precisam de outros equipamentos para melhorar a sua luminosidade, como no caso de bairros com altos índices de criminalidade e áreas de invasões ocupadas recentemente.

Segundo o diretor, a Seurb pretende aumentar o número de projetos de revitalização dos pontos de iluminação existentes, tanto de vias públicas e praças da capital, como dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. “Em Belém a maioria dos equipamentos de iluminação possui mais de 25 anos e a troca por outros de qualidade superior é imprescindível para o avanço da nossa iluminação”, explica Guilherme.

Desde 2005, a Prefeitura de Belém substitui os pontos de iluminação defasados, compostos por luminárias abertas e lâmpadas a vapor de mercúrio que ficavam expostas às variações do tempo e poeira.

Os novos equipamentos oferecem qualidade na reflexão da luz e vida útil maior. As novas luminárias têm o corpo composto por alumínio injetado, que garantem a leveza e espessura menor do equipamento. O refletor é feito de alumínio estampado anodizado e selado, assegurando que o brilho seja constante ao longo do tempo, e com isso o percentual de luz refletida é mais alto.

Além disso, as luminárias são fechadas com travas e borrachas de silicone, garantindo um índice de proteção elevado. O vidro da parte refratora é de alta resistência a choques e pedras. As lâmpadas atualmente utilizadas são em formato tubular, que promove iluminação uniforme dentro do equipamento e, consequentemente, a reflexão uniforme, por ser mais fina, sobrando assim espaço maior para reflexão no refrator.

As lâmpadas usadas hoje pela Prefeitura, na iluminação da vias públicas, são a vapor de sódio e metálico nas praças, por reproduzir melhor as cores das árvores e de seus equipamentos. Estas lâmpadas estão sendo utilizadas no lugar das compostas a vapor de mercúrio, altamente nocivas ao meio ambiente por serem tóxicas. Além da qualidade, as lâmpadas possuem vida útil maior. As lâmpadas de vapor de sódio funcionam por aproximadamente 30 mil horas, o equivalente a seis e sete anos. A de vapor metálico tem durabilidade de 18 mil horas, o equivalente a cerca de três anos. “O padrão dos equipamentos utilizado pela Prefeitura de Belém é equiparado aos utilizados nos grandes centros urbanos”, garante o diretor da DIP.

No ano passado, a Seurb implantou cerca de seis mil pontos de iluminação pública, entre a instalação de novos pontos e revitalização. Uma média de 500 pontos por mês, contemplando quase todos os bairros da cidade, principalmente aqueles que mais necessitavam de iluminação. Além disso, aproximadamente quatro mil equipamentos mensalmente receberam manutenção, como a substituição de lâmpadas ou relés queimados.

Como exemplos de melhorias na iluminação pública podem ser citados as revitalizações das avenidas Visconde de Souza Franco (Doca), Nazaré e Braz de Aguiar; dos conjuntos Gleba II, Carmelândia, Tocantins e Cohab e Paracuri II, em Icoaraci.

“Sem dúvida nenhuma a população já pode notar a diferença na iluminação da cidade, inclusive, podemos dizer que em se tratando de padrão de qualidade, já estamos à frente de capitais economicamente mais desenvolvidas que Belém”, destacou Sanches.


Fonte: Por Ascom Seurb

0 comentários :

Postar um comentário