terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, recebeu nesta terça-feira, 11, uma comissão de profissionais aprovados em concurso público e que aguardam para serem chamados há quatro anos. Durante a reunião, ocorrida no Palácio dos Despachos, Zenaldo ouviu caso a caso e deixou claro que este é apenas o primeiro passo na busca por uma solução para o problema. "Esse momento foi histórico para nós. Pela primeira vez, conseguimos passar do portão da Casa Civil. Pela primeira vez, fomos ouvidos", disse o presidente da Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), José Emílio Almeida.

Durante duas horas de reunião, os concursados expuseram ao chefe da Casa Civil algumas questões críticas. Dados da associação mostram que já são mais de cinco mil pessoas que esperam pela nomeação. Além disso, somente este ano, 13 concursos públicos no Pará vão inspirar.

O caso mais grave é o concurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que vence no dia 20 de março e não pode mais ser prorrogado. "Estamos desesperados porque ainda faltam 14 pessoas para serem chamadas e até agora nada aconteceu", enfatizou Ana Rita, que foi aprovada no concurso.

Denúncias - Defensores públicos que aguardam por nomeação denunciaram que dos 148 aprovados, apenas 57 foram chamados. E o mais grave: "Existem 83 municípios do Pará sem defensor. Hoje em dia, um defensor tem que atender a população de três ou quatro municípios", lembrou José Emílio.

Zenaldo Coutinho expôs aos concursados as principais dificuldade que o Executivo Estadual enfrentará neste início de gestão. "Estamos com um déficit de R$ 80 milhões só para este mês de janeiro e com uma dívida de R$ 750 milhões para este ano. Mas temos certeza que vamos superar esses problemas. Essa é fase inicial do governo, de diagnóstico, porém, estamos dispostos a encontrar o remédio".

O chefe da Casa Civil afirmou que o governo já está fazendo o levantamento de todos os contratos temporários. Segundo ele, a regra será manter apenas os temporários que excepcionalmente precisam permanecer no cargo. Enfatizou, ainda, que o encontro de hoje foi apenas o primeiro com os concursados. "Vamos marcar outras reuniões e vamos continuar seguindo esse caminho juntos", finalizou.

Texto: Secom

0 comentários :

Postar um comentário