domingo, 31 de maio de 2015

Saiba que tem alguém que sabe precisamente isso, o Google.

Onde o Google está?

Em tudo!

Ontem me deparei com o Google Now e fiquei assustado. Mas vou lhe dizer o que é o Google Now. É um assistente pessoal inteligente, disponível para o sistema operacional Android. Uma extensão do aplicativo Google Search, com uma interface de linguagem natural, para responder perguntas, fazer recomendações, e agir, delegando pedidos a um conjunto de serviços na web. O software fornece informações passivamente, que prevê o que determinado usuário vai precisar, com base em seus hábitos de navegação.

Ou seja, o Google sabe por onde você anda, qual posto você abastece, qual supermercado que você faz compras, onde você mora, onde você trabalhar, seus números de telefone, o nome da sua esposa, dos seus filhos.

Ficou assustado?

Agora imagine se alguém mal intencionado descobre isso. Se você perde seu celular, a pessoa que achá-lo pode saber de tudo isso. Esse caso é o mais usual.

Agora imagina se governos, ou empresas quiserem te espionar, como revelou Edward Snowden, que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.

SAIBA COMO SE PROTEGER


A ideia seria usar celulares normais, se para ligar, enviar mensagens ou receber ligações, mas sabemos que isso é quase impossível hoje.

Saiba o IMEI do seu celular: abra o seu aparelho e tire uma foto do seu IMEI, fica atrás da bateria.Tirei uma foto do meu, só ocultei o número para evitar problemas.

Envie essa foto para seu e-mail.

O IMEI também pode ser encontrado na caixa do aparelho ou digitando *#06# no celular.

Com este número você pode bloquear seu celular à distância.

Como bloquear o IMEI

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° Faça um Boletim de Ocorrência

Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2° Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Fica a dica

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

Bloqueie sem dó!

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamadas não passa de mais um gadget inútil.

DIGA NÃO AOS SERVIÇOS DO GOOGLE.

Sei que hoje é praticamente impossível dizer não ao Android, Google Maps, GMAIL, Chrome, Maps, YouTube, Blogger, Drive, Translate, Adsense, Acadêmico, mas se você puder usar serviços de outras empresas, faça!

Evite postar tudo que você faz no facebook, vamos combinar que só o Google e o facebook sabe seus hábitos, as pessoas não precisam saber e isso é para sua segurança.

Fonte: Com informações do TecnoMundo e Wikipédia.

Foto: UOL

Este artigo pode sofrer edições.

0 comentários :

Postar um comentário