sexta-feira, 24 de abril de 2015





Hoje ao me deparar com a notícia do Uol Tecnologia "Enquanto YouTube comemora 10 anos, Facebook surge como ameaça em vídeo" me perguntei se o Facebook tem um programa de afiliados para gerar receita para editores igual ao Google Adsense, que oferece a blogueiros e Youtubers receita através de anúncios patrocinados. A partir daí comecei a pesquisar termos como: "Gerar receita através do Facebook", "Facebook para produtores de conteúdo", "Facebook Afiliados" e nada.

O que encontrei com essas pesquisas foi a chamada para Empresas e Pessoas Físicas anunciarem no Facebook para Empresas.

Pelo visto, o Facebook ainda não tem planos para distribuir receitas a produtores de conteúdo como nós blogueiros. Produzimos conteúdo original no Facebook sem nenhuma remuneração. Eu já dizia isso em 2009, 5 anos depois do surgimento da rede social, ainda quando o Orkut era popular no Brasil. Minhas palavras: 

"Como uma ferramenta de internet conseguiu fazer as pessoas trabalharem de graça para ela?", "O trabalho está sendo mascarado através da comunicação de massa". 



Detalhe, eu ainda tava terminando no primeiro ano do curso de Geografia e "mal e porcamente" tinha lido dois ou três artigos sobre Karl Marx: Capital e Trabalho.

Aí conheci os programas de afiliados: Google Adsense, Uol Afiliados, entre outros menos conhecidos que geravam receitas ínfimas.

Outra pergunta que me fiz: "Como alguma ferramenta consegue fazer você trabalhar de graça produzindo conteúdo?"

Ora, a resposta é a comunicação. Você vai até a ferramenta para ver o que as outras pessoas estão fazendo, ou esperando alguma resposta, ou simplesmente rindo de vídeos engraçados. Você não vai para ver anúncios, você, na maioria das vezes, não lê a política de privacidade da rede social, que coleta seus dados pessoais (o que você está lendo, qual a cidade que você mora, qual seu interesse em produtos e serviços).

Bem, fora as críticas, a minha aposta é que o Facebook (que é dono do WhatsApp e do Instagram) vai oferecer um programa de parceria com editores como o Google Adsense, ou Youtube, pois até no Instagram, nessa nova atualização já tem anúncions patrocinados (e eu nem vi essa divulgação, talvez porque eu não anuncie no Facebook), só falta anúncios no WhatsApp.

Que venha a parceria com o Facebook, é o que nós editores pedimos. Estamos preparados para produzir conteúdo remunerado.

Gerador de Conteúdo Também

Leu até aqui, curti aí.


.

0 comentários :

Postar um comentário