quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, às 9 horas da manhã, os aprovados no Concurso Público 001/2013, promovido pela Companhia de Saneamento do Pará e homologado em agosto deste ano, farão nova manifestação, em protesto contra o descumprimento do TAC, assinado no ano passado com o Ministério Público do Trabalho, o MPT, prevendo a demissão de servidores comissionados, para a substituição por 84 aprovados no concurso público. Ao todo o concurso classificou 133 candidatos, mas até o momento apenas 51 candidatos foram nomeados. 

No mês de outubro/2013, os concursados reuniram com senhora Rosa Pires, diretora de gestão de Pessoas da Companhia, que garantiu que o acordo assinado com o MPT seria cumprido e em dezembro, mais um grupo de concursados seria nomeado. No entanto, em dezembro, Rosa Pires, que faz parte do grupo de comissionados que serão demitidos, alegou que, devido a falta de recursos financeiros para arcar com as obrigações trabalhistas dos comissionados, a COSANPA não teria como cumprir o acordo dentro do prazo. Os concursados, então, foram até o Ministério Público do Trabalho (MPT), onde se reuniram com a procuradora Tatiana Donza de Carvalho, responsável pelo acordo. A procuradora informou que, caso o TAC não seja cumprido até o dia 31 de janeiro próximo, o MPT ajuizará Ação Civil Pública contra a COSANPA. 

Para o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, "em decorrência deste ano eleitoral, é bem possível que o Governo do Estado não cumpra o acordo e mantenha esses DAS na COSANPA, uma vez que estes funcionários foram contratados por indicação de políticos da base de apoio ao governador Simão Jatene". A manifestação ocorrerá em frente ao prédio sede da COSANPA, na Avenida José Bonifácio, em São Brás.

Fonte: ASCONPA, com informações de José Emílio Almeida.

0 comentários :

Postar um comentário