quinta-feira, 11 de abril de 2013

Uma universidade tem um pedido de processo de implantação feito junto ao MEC. Foi o que informou o DOL de 07/04/2013: 

"A ideia ganhou corpo no final do ano passado com a apresentação ao Ministério da Educação (MEC) do projeto executivo da Universidade Federal do Nordeste do Pará. Como o nome sugere, a ideia é levar a essa região do Estado uma instituição federal, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. A proposta inovadora prevê que a estrutura da nova universidade se espalhe por vários municípios do nordeste paraense."

Com essa universidade não é só o ensino que ganha. Está previsto que a nova universidade terá pelo menos 600 professores e sua reitoria ficaria na cidade de Bragança, onde já funciona cursos da UFPA, inclusive de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

Acredito que os Conselhos das Universidade já existentes devam votar as cessões de parte de sua infraestrutura para o começo dessa nova universidade, que trará novos recursos, pois terá orçamento próprio. É importante nesta fase que os estudantes e profissionais do ensino apoiem esta causa, em busca do desenvolvimento da região nordeste do Pará, que possui imensas riquezas que precisam ser estudadas e exploradas.

De certo também que os municipios ganharam mão-de-obra qualificada com os vários programas que uma universidade federal traz, como centros de capacitação e seu envolvimento com o entorno, em todas as dimensões.

Atualização em 11/04/2013 às 15:48h

A UFRA já marcou uma reunião extraordinária para ceder campus. Vai ser dia 15/04/2013, às 14:30h, na Sala dos conselhos. É importante que os membros do CONSUN, principalmente os estudantes, compareçam para aprovar essa medida.
-------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhem essa notícia.

0 comentários :

Postar um comentário