sexta-feira, 10 de agosto de 2012

por  Thiago L. Bessa M.

Ontem (09), Belém viu cenas de autoritarismo, truculência, desrespeito a cidadania e desumanidade. Sim hoje estudantes unidos por uma causa em comum, barrar o aumento injustificável da tarifa de ônibus, foram tratados como bandidos, evidenciando todo o despreparo do governo Duciomar Costa para lhe dar com estudantes e trabalhadores.

“A polícia apresenta suas armas
Escudos transparentes, cassetetes
Capacetes reluzentes
E a determinação de manter tudo
Em seu lugar
O governo apresenta suas armas
Discurso reticente, novidade inconsistente
E a liberdade cai por terra
Aos pés de um filme de Godard”

De um ato pacifico a um campo de guerra, hoje a Guarda Municipal de Belém transformou as imediações do Palácio Antonio Lemos em um verdadeiro local de pânico, onde estudantes foram covardemente atacados.

Gás de Pimenta, Bombas e Balas de Borracha, usados covardemente em um ato de violência gratuita protagonizado pela Guarda do prefeito Duciomar (sim, de Belém e de sua população já provou que não é).
Estudantes sofreram com gás de pimenta mesmo com todas as informações repassadas a segurança do palácio, no entanto, Guarda não êxito em jogar spray de pimenta em estudantes, foi quando uns poucos estudantes revoltados com a ação sem motivação da Guarda atiraram pedras que não chegaram machucar ninguém, mas era o que a Guarda que parecia estar sedenta por confronto queria para começar um ato de selvageria, e foi o que fizeram, dispararam contra estudantes indiscriminadamente, deixando vários feridos e exaltando os ânimos, prendendo e batendo em alguns estudantes, se colocando em um papel lamentável de opressores da população que estava ali simplesmente para pedir seu direito de estudar, sim estudar, porque o aumento também acarretará problemas como a evasão escolar dentre muitos outros, afetará certamente de forma intensa na renda de muitas famílias.

A população que se encontrava nas imediações do Palácio Antonio Lemos, em atividades cotidianas ficou horrorizada com as cenas de violência, em alguns momentos chegou a aplaudir manifestantes que indignados falaram para eles o que estava ocorrendo.

A selvageria do governo parece não ter intimidado os estudantes que estiveram presentes e sim contribuído para uma indignação ainda maior, pois todos que estiveram prometeram voltar na Terça dia 14, 9:00 horas da manhã na escadinha da estação das docas para fazer um protesto ainda maior e pacifico.

“Boi, boi, boi, boi da cara preta, se aumenta a passagem a gente pula a roleta!”









0 comentários :

Postar um comentário