quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Da Agência Pará de Notícias

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) pretende instalar ao longo do ano mais 200 câmeras de segurança na Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo, serão 287 equipamentos de vigilância auxiliando as forças policiais na prevenção, redução e elucidação de crimes nas áreas consideradas com alto índice de criminalidade.

Atualmente, 87 equipamentos já estão instalados na RMB. A estratégia garantiu à população uma sensação maior de segurança. O comerciante Izac Siqueira Silva, 45 anos, trabalha há 25 anos vendendo comidas típicas no centro comercial de Belém. O cruzamento das avenidas Padre Eutíquio e Gama Abreu, onde fica seu ponto comercial, já foi um dos perímetros com grande número de ocorrências de furtos e assaltos.

Com a instalação do equipamento eletrônico no local, a existência de crimes é quase nula, segundo observou o comerciante. “Desde quando colocaram a câmera ali, nunca mais houve assaltos. Acho que os bandidos ficam intimidados e acabam desistindo de roubar nessa área”, avaliou.

Em janeiro de 2011, foram instaladas 60 câmeras de segurança em vários locais da cidade. Com base nas ocorrências policiais e denúncias da população, foi possível traçar um mapa dos pontos considerados críticos, e, a partir daí, colocar os equipamentos. Estudos posteriores demonstraram a redução dos índices de criminalidade nesses locais.

Bairros como Terra Firme e Barreiro, que antes sofriam com a violência desenfreada, hoje já podem ser vistos como áreas pacificadas. “As câmeras, além de reduzirem a criminalidade, auxiliam na prevenção e na investigação dos crimes, colaborando para que a população tenha mais segurança nas ruas”, afirma o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes.

O secretário informa que vários bairros da RMB serão contemplados com os novos equipamentos. Hoje, já existem câmeras de segurança nas áreas centrais de Belém, Ananindeua e Marituba. “É feito um estudo prévio que leva em consideração não apenas as ocorrências policiais, mas também as denúncias da população, inclusive pelo 181, nosso dique-denúncia”, explica.

Os pontos de observação transmitem as imagens em tempo real ao Centro Integrado de Operações (Ciop). O monitoramento é feito por militares 24 horas por dia e possibilita uma antecipação das equipes de ronda ostensiva. “Em muitas situações, é dado o alerta sobre atitudes suspeitas, evitando que os crimes aconteçam. Em outras, é possível fazer prisões em flagrante. As imagens também facilitam o trabalho de investigação das equipes de inteligência da Policia Civil”, diz o secretário.

0 comentários :

Postar um comentário