terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Preparem-se para comemorar vestibulandos, amanhã vocês serão calouros da UEPA.

Calouros serão anunciados após entrevista coletiva da Gestão Superior, marcada para as 9h. De 18 a 20 do mesmo mês, eles deverão efetivar a matrícula. Este processo seletivo registrou um número recorde de inscritos: 98.639 candidatos.

Os aprovados nos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) serão conhecidos nesta quarta-feira (11). Às 8h, a reitora da instituição, profa. Dra. Marília Brasil Xavier, convida a imprensa para o tradicional café da manhã servido antes da liberação do listão, no segundo andar do prédio da Reitoria, no bairro do Telégrafo, e às 9h, ela e outros membros da Gestão Superior concedem entrevista na sala do Conselho Universitário (Consun), no térreo do complexo, momento em que serão anunciados, dentre outros detalhes relacionados à realização dos exames, os nomes dos três primeiros colocados no Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII) e no Processo Seletivo (Prosel). Em seguida, radialistas recebem a listagem em mãos para divulgação ao vivo, ao mesmo tempo em que a relação contendo o nome dos calouros é divulgada no site www.uepa.br e nos quadros de aviso da Reitoria. Os novos universitários serão saudados com o tradicional banho de cheiro, oferecidos pelos servidores da Uepa em frente ao prédio.

Os diretores de escolas e cursinhos interessados em obter o listão em mídia, deverão proceder a troca de um CD virgem por um gravado na secretaria da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa.

Matrícula

A partir da divulgação do listão, os novos alunos devem acessar o site da Uepa e preencher o cadastro online com seus dados pessoais. O comprovante de cadastro, impresso e assinado, deve ser entregue no período de 18 a 20 de janeiro, na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) dos campi em que será realizado o curso para o qual foram selecionados, junto com os seguintes documentos: original e cópia do Certificado e Histórico do Ensino Médio; original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; original e cópia do RG, CPF, Título Eleitoral e comprovante de votação (a partir dos 16 anos); original e cópia do Certificado de Reservista ou Alistamento Militar; duas fotos 3x4 e comprovante de residência. O candidato aprovado que não comparecer para efetivar a matrícula no prazo estabelecido ou não apresentar a documentação perderá o direito ao ingresso na Uepa. No próximo dia 6 de fevereiro, às 9h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o campus II da Uepa, a Aula Magna dará início ao período letivo. Na ocasião, a reitora Marília Brasil Xavier, entregará a Medalha Fernando Guilhon, comenda que premia os destaques da seleção a cada ano, aos primeiros lugares do Prise e do Prosel.

Processos Seletivos

Os Processos Seletivos 2012 da Uepa receberam um número recorde de inscritos: 98.639 candidatos. O número representa um aumento de 23% em relação ao ultimo Processo Seletivo, quando foram inscritos 79.674 candidatos. Ao todo, 8.500 mil pessoas entre servidores, professores, serviços prestados e alunos atuaram em todos os processos da seleção.

Provas

Divididas em três etapas, as provas foram realizadas nos dias 27 e 28 de novembro e 18 de dezembro, sempre de 8h às 13h, de acordo com o horário de Belém. Na primeira etapa, os candidatos tiveram que responder a 56 questões objetivas de múltipla escolha, voltadas para o conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio. Na segunda, foram 60 questões, incluindo Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). Na última etapa, os candidatos tiveram que escrever uma redação, de caráter eliminatório e valendo 30 pontos, e responder a 54 questões referentes ao terceiro ano do Ensino Médio.

Nas três etapas a pontuação máxima é de 200 pontos. Em caso de empate, a Uepa adota os seguintes critérios: 1º) maior número de pontos na redação; 2º) maior número de pontos na prova da terceira etapa; 3º) maior número de pontos na prova da segunda etapa; 4º) maior número de pontos na prova da primeira etapa. Se ainda assim persistir o empate, o critério será a maior idade do candidato.

Em outubro de 2011, os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena ou Bacharelado em Música submeteram-se obrigatoriamente ao Exame Habilitatório, que aconteceu no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no Conservatório Carlos Gomes, em Belém, e no campus da Universidade em Santarém. O candidato considerado habilitado continuou concorrendo ao respectivo curso. O inabilitado concorreu a outra opção, escolhida no ato da inscrição. Já o considerado parcialmente habilitado e que preferiu optar pelo curso de Licenciatura, teve que formalizar sua opção. Os candidatos que realizaram a primeira e a segunda etapa do Prise terão acesso às notas entre os meses de março a abril, após a reunião técnica com as instituições envolvidas, entre elas, escolas públicas e privadas.

Vagas e novos cursos

Neste ano, a Uepa ofertou 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedeceu a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município. Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estiveram a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.

Além disso, a Universidade implantou na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Concorrência

Fisioterapia ofertada em Belém foi o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Uepa, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa.

Em segundo e em terceiro lugar na lista dos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem ainda Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos. Já dentro do Programa de Ingresso Seriado - Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que cursaram o terceiro ano do Ensino Médio), figuraram entre os concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design - Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, Medicina também constou entre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, o curso mais concorrido foi Educação Física/1º semestre/Matutino, tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).

Isenções

Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500, em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.

Serviço: O listão dos aprovados dos Processos Seletivos 2012 da Uepa será divulgado no dia 11 de janeiro, logo após coletiva de imprensa concedida às 9h pela Gestão Superior e realizada na sala do Consun, que fica no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156 - Telégrafo). Às 8h, também na Reitoria, mas no segundo andar do prédio, a reitora Marília Brasil oferece o tradicional café da manhã aos jornalistas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3299-2216 ou pelo e-mail daa@uepa.br.

Fonte: UEPA