segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reunião com a SEAD define caminhos para a regularização da situação de pessoal da universidade. A gestão superior irá formalizar as propostas acordadas ainda este mês para acelerar os processos.

Ocorreu na última quarta-feira (16), na Secretaria de Estado de Administração (SEAD), reunião para definir soluções para à questão de pessoal docente e técnico administrativo da instituição.

A reitora Marília Brasil, acompanhada pelo Pró-reitor de Gestão Manoel Maximiano, foram recebidos pela quarta vez este ano pela Secretária Alice Viana e sua Adjunta Ruth Pina. A pauta principal foi tratar sobre as necessidades de pessoal que vem sendo uma luta da atual gestão superior iniciada ainda no governo passado. Desde 2008, foram feitas solicitações para melhoria da infraestrutura de pessoal da universidade, que expandiu suas ações sem o necessário crescimento do quadro de funcional.

Ao longo deste tempo, foram conseguidos avanços como autorização para 3 concursos docentes e inclusão 153 novos professores; efetivação de cerca de 550 técnicos aprovados em concurso; prorrogações de contratos de docentes temporários; novos contratos para servidores, entre outros.

Em agosto de 2010, após formação de comissões de trabalhos e inúmeras discussões internas, foi encaminhado ao governo uma proposta para ampliação do quantitativo de vagas do atual Plano de Cargos e Salários, porém em janeiro deste ano, a SEAD devolveu a proposta a UEPA, recomendado a revisão mais ampla do plano, o que vem sendo realizado a partir de comissão proposta no Conselho Universitário (CONSUN). Emergencialmente, com apoio permanente da SEAD e da SEPROS foi elaborado estudo com apoio dos departamentos e setores competentes, para o diagnóstico das questões críticas e a necessidade de expansão.

Em outubro deste ano, os documentos foram encaminhados as secretarias e a reunião desta quarta-feira, apontou uma solução definitiva para os vínculos precários de servidores docentes e técnicos da UEPA.

Os pontos principais definidos foram: realização de concurso público em 2012 para docente e técnicos utilizando vagas remanescentes e com cadastro de reserva; encaminhamento imediato ao governo e em posteriormente a Assembléia Legislativa de proposta de ampliação do quadro atual de efetivos, que uma vez aprovado poderá permitir a chamada do cadastro de reserva; prorrogação do contrato dos docentes temporários solicitado pelos departamentos até 30 de junho de 2012, tempo avaliado como necessário para realização do concurso; disponibilização de algumas novas vagas de temporários, principalmente para o interior, para seleção simplificada em janeiro.

A gestão superior vai formalizar as propostas acordadas ainda este mês para acelerar os processos. Na ocasião, também foi demandado reajuste do piso dos servidores da instituição, considerando que o mesmo está ocorrendo para o pessoal da educação do nível médio, a proposta foi acatada como justa e ficou de ser definida numa próxima reunião.

Para a reitora Marília Brasil “O maior patrimônio da universidade é o seu quadro de docentes e técnicos. Sem servidores efetivos, em número adequado e fixos nos campi, principalmente no interior do estado, não teremos uma UEPA forte. A gestão mesmo com os limites do plano ainda vigente, realizou concursos, nomeou servidores, oportunizou que temporários pudessem avançar em suas vidas profissionais tornando-se efetivos, em fim, fez o possível para a universidade não parar e ainda avançar. Esse é o nosso compromisso e esta é mais uma conquista, que ao lado de outras, fazem a UEPA ser uma das universidades mais respeitadas da Amazônia”.


Fonte: UEPA