quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Governo do Estado pretende oferecer benefícios fiscais aos mototaxistas. Zenaldo Coutinho, chefe da Casa Civil, foi autorizado pelo governador Simão Jatene a tratar do assunto diretamente com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A informação foi repassada à categoria nesta terça-feira, 24, durante reunião de Zenaldo com dezenas de membros da Federação dos Mototaxistas do Estado do Pará. "Será discutida a redução de ICMS para a aquisição das motos para os que estiverem devidamente cadastrados", declarou o chefe da Casa Civil.

Na avaliação de Zenaldo Coutinho, o serviço acaba servindo como um complemento ao transporte público oferecido hoje, como ônibus, taxi ou van. "Não se pode legislar contra o fato social. Alguns podem gostar ou não gostar, mas os mototaxistas existem e devem ser amparados por Lei", defendeu. O chefe da Casa Civil destacou ainda o trabalho da própria classe para tirar de circulação os maus profissionais, que se escondem por trás do uniforme de mototaxistas para cometer atos ilegais.

"Está é a importância da parceria institucional que está sendo feita", disse. Para Zenaldo, é necessário também que a categoria se esforce para levar um bom atendimento à população. "Vocês oferecem um serviço público. É importante fazer a qualificação, tratar bem o cliente e apoiar a fiscalização", enfatizou.

Na ocasião, a Federação apresentou aos seus trabalhadores associados o programa "Mototaxista empreendedor". Nele, os profissionais podem ter acesso a uma linha de crédito do Banco da Amazônia, após participarem do curso de capacitação - com vistas ao empreendedorismo - do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). "Nós estamos montando a programação ainda e o conteúdo. O Sebrae vai usar toda a sua capilaridade para oferecer esse curso", afirmou Felinto Mendes, técnico da empresa.

Ele enfatizou, no entanto, que a capacitação não pode ser vista apenas na condição de facilitar o acesso aos recursos bancários. "Mas sim como uma maneira de vocês melhorarem a forma de atuar", disse. Bruna Paraense, representante do Banco da Amazônia, explicou aos presentes sobre as formas de financiamento da instituição financeira que podem ser usadas pela categoria.

Os trabalhadores se reveleram satisfeitos com a reunião, principalmente com a possibilidade de obter benefícios fiscais na aquisição das motos. "Isto é uma batalha que nós estávamos tentando há muito tempo. Foi uma vitória", destacou Raimundo Nonato Alves da Silva, presidente da Federação. "O que nós estamos ouvindo hoje é um grande sonho nosso", revelou Wladison Conceição Franco, da Associação dos Mototaxistas de Ipixuna do Pará.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fotne: Keila Ferreira - Ascom Casa Civil

0 comentários :

Postar um comentário