quarta-feira, 25 de maio de 2011

A partir de agora eles ganharam uma responsabilidade enorme: são os representantes de suas turmas e passam a ter uma relação direta com os professores e os diretores de suas escolas. Eles também participarão de reuniões solicitadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e repassarão os assuntos tratados para os seus colegas. Essas são algumas das atribuições dos estudantes, eleitos representantes de turmas de 384 escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, que fazem parte do projeto "Escola Democrática", que visa a valorização do estudante da escola pública. A oficialização da função desses jovens foi realizada na manhã desta terça-feira (24), no auditório do Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O governador Simão Jatene participou da cerimônia e fez questão de cumprimentar os novos líderes de turmas. “Exercitar a liderança é compreender que o desejo de cada um tem que se subordinar ao desejo do grupo, da maioria. Estamos dando início hoje a uma nova forma de relação entre a escola e o governo. Queremos que vocês se tornem lideres de uma cultura de paz, para que juntos, possamos construir algo novo. Vocês são a semente de uma nova sociedade deste Estado”, enfatizou o governador. Durante o evento, ele também anunciou a criação do Prêmio Jovem Talento Paraense, direcionado especialmente para estudantes da rede pública de ensino.

Representante de turma pela primeira vez, o jovem Luiz Henrique Assunção, aluno da Escola Estadual Professor Antônio Gomes Monteiro Júnior, no conjunto Paraíso dos Pássaros, agradeceu ao governador a oportunidade de poder aproximar a escola do governo. “Se nós somos o futuro do país, porque não perguntar pra gente a nossa opinião? É a primeira vez que um governo se preocupa em dar voz aos estudantes”, afirmou.

Jovem talento

Além de recepcionar os novos representantes de turma das escolas, o governador anunciou a criação de um projeto de lei que institui o “Prêmio Jovem Talento Paraense”, no âmbito das escolas da rede pública estadual. O prêmio terá como objetivo incentivar os alunos a alcançar excelência nas atividades educacionais e culturais. Os estudantes que se destacarem nas áreas da educação, cultura e esporte, serão premiados com um diploma, uma medalha e uma bolsa mensal, no valor de um salário mínimo. O projeto de lei já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará e deve passar a valer ainda no mês de junho.  Na plateia, os estudantes que lotavam o auditório do Hangar vibraram com a novidade.

A aluna Letícia Caroline Sena, que representou o Pará no concurso Soletrando, do programa “Caldeirão do Huck”, foi indicada pelo secretário Nilson Pinto para ser a primeira estudante a receber o Premio Jovem Talento Paraense. Letícia, que estava presente no evento, ficou emocionada com a homenagem. “Assim dá vontade de continuar estudando e me esforçando cada vez mais. Espero que todos tenham essa mesma vontade de aprender sempre”, disse a menina de 14 anos.

Novidades

O dia foi de muitas novidades para os estudantes. O secretário de Estado de Educação, Nilson Pinto, também deu boas notícias aos alunos das escolas estaduais do Pará. Ele prometeu que a Seduc irá entregar aos estudantes a carteirinha de estudante de graça para todos os alunos. O secretário também anunciou que devido à antecipação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Seduc oferecerá um curso de reforço gratuito para os jovens que farão a prova. Nilson Pinto afirmou, ainda, que a secretaria de educação trará de volta a realização do desfile escolar na avenida Presidente Vargas.

Participaram também da cerimônia, os secretários de estado Ney Messias Jr (comunicação), José Acreano Brasil Jr (Justiça e Direitos Humanos), o Comandante geral da Polícia Militar do Pará, coronel Mário Solano e a coordenadora do grupo gestor do Pró- Paz, Izabela Jatene.


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Agência Pará

0 comentários :

Postar um comentário