domingo, 15 de maio de 2011

O espaço terá exposições, gincana, seminário e até lançamento de livros

Com mais de mil instituições inscritas e 3.076 eventos oferecidos em todo o Brasil, a 9ª Semana de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio, apresentou recorde de inscrições. Em 2011, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi "Museu e Memória". O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) participa da Semana com uma programação diversificada, que vai de apresentações lúdico-educativas a exposições, passando por seminários, oficinas e gincana.

A Semana de Museus do MPEG começa hoje, com mais uma edição do "Domingo Também é Dia de Ciência". O Serviço de Educação da instituição presenteia os visitantes do parque zoobotânico com o "Programa Natureza", onde acontecem atividades lúdico-educativas sobre a ciência produzida no espaço, por meio de teatro de fantoches e gincanas. A programação terá, ainda: pintura facial, atelier de pintura e a dinamização de jogos e kits educativos.

Hoje também inicia a exposição "Parque Zoobotânico: patrimônio e memória". Serão montados nove painéis informativos metálicos associados aos principais prédios e monumentos do parque, contendo textos, fotografias e mapas, com fotografias como dos índios Kayapó e do príncipe D. Pedro de Orleans e Bragança. A exposição contará com um roteiro para que o visitante possa identificar a localização de cada painel e placa, e vai até o final de outubro.

SEMINÁRIO

Com o tema "Museu e Memória: diálogo entre linguagens contemporâneas em espaços museais de ciência" o seminário que acontece nos dias 16 e 17 irá criar um ambiente de discussão sobre a relação entre a memória social e espaços museológicos. O evento pretende estabelecer relações entre o patrimônio cultural do passado da cidade de Belém e o MPEG, além de considerar as expressões culturais e a vida cotidiana do indivíduo da região amazônica.

No dia 16, acontecem palestras sobre "A cultura Amazônica nos espaços expositivos"; "Coleções Científicas e suas documentações fotográficas"; "A contribuição das artes visuais em Museus de Ciência"; "Cultura imaterial, tradição oral na Amazônia"; "A documentação de línguas indígenas ameaçadas na Amazônia" e "Ações para gestão do patrimônio Cultural e Científico no âmbito das políticas públicas".

Na terça-feira, no período da manhã, será feita uma sessão de vídeos sobre a cultura dos povos indígenas Tekwaeté e Tapi’i’rapé. Após a apresentação acontece a palestra "Entre a tradição e as novas tecnologias na escola indígena", com a professora Ivânia dos Santos Neves. Na tarde do mesmo dia, estão programadas as palestras "Patrimônio histórico e arqueológico e Educação"; "Patrimônio e Educação em Museus de Ciências"; "Coleções e Memória Étnica" e "Tecendo a museologia na Amazônia paraense".

MÍDIA SOCIAL

Usando equipamentos multimídias e o twitter institucional, o LabCom Móvel desenvolve, de hoje até o dia 20, a atividade "Caminhos afetivos da memória na web e no Parque", em que irá convidar os visitantes a contar suas lembranças, pontos preferidos no Parque e percorrer trajetos temáticos. Haverá, ainda, a oficina "Memórias da Biodiversidade Amazônica – a história das plantas e animais idosos do Parque do MPEG", no dia 18, que será direcionada para estudantes do ensino fundamental e médio. A programação, terá, ainda, a I Gincana História e Memória, do Bairro da Terra Firme, de 16 a 20, envolvendo jovens de 12 a 20 anos. Dois lançamentos de livros e documentário também fazem parte do programa, entre eles, no dia 18, "A Cultura do Barro: Arte e Ciência nas Margens do Rio Trombetas" e o documentário "Filhos do Barro.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte:Portal ORM

0 comentários :

Postar um comentário