quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Ministério da Educação(MEC) confirmou no dia 12 que anunciará nas semanas seguintes as datas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2011/2012.  A prova está prevista para acontecer em outubro, nos dias 22 e 23. A outra avaliação está com data marcada para acontecer em maio de 2012, nos dias 5 e 6. As últimos informações a serem publicadas no edital da prova já estão sendo finalizados, para que ele seja vinculado o mais breve possível. Com a prova sendo marcada para o primeiro semestre de 2012, é confirmada a intenção do MEC em aplicar duas vezes ao ano o Enem.

A substituição dos vestibulares tradicionais pelo novo Enem deu início em 2009. Com o resultado da prova, os estudantes tanto de escolas particulares ou públicas têm a oportunidade de se inscrever no Sisu( Sistema de Seleção Unificado) podendo concorrer a vagas no ensino superior das instituições públicas de todo o país. O ano passado registrou a oferta de 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

O Prouni, que também é uma porta de entrada dos estudantes ao ensino superior visa à participação no Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial, que varia de acordo com a renda familiar. Diferente do Sisu, para participar do Prouni o estudante precisa ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública ou meia bolsa em rede particular. Em 2010, aproximadamente 4 milhões de candidatos se inscreveram para prestar o exame.

Nas edições anteriores, devido aos problemas como erros nos cadernos de provas, e vazamento de questões, o cuidado será redobrado. Na próxima edição, os alunos terão um tempo antes para verificar se há perguntas faltando ou mesmo repetidas. Celular ou qualquer aparelho que possa vazar informação será confiscado, e somente devolvido ao término da prova.


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Renata Paes - ASCOM/IFPA - REITORIA

0 comentários :

Postar um comentário