sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Major PM Ricardo Soares, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Rio de Janeiro, esteve em Belém pela primeira vez na última terça-feira, 05, e ministrou na sede da Guarda Municipal de Belém, palestra sobre a utilização de armas e munições não-letais e menos letais. Guardas dos três grupamentos táticos da GMB (GAT, Atac e Rondac) e da Divisão de Operações (DOP) participaram do evento.

A palestra foi oferecida gratuitamente pela representação da Condor, em Belém, a todos os órgãos de segurança da capital paraense. A Condor é uma empresa do setor de segurança e Defesa focada exclusivamente no conceito não letal. Fabrica produtos não-letais e menos letais controlados pelo Exército, do tipo spray de pimenta, bala de borracha e o tase (aparelho que emite ondas de eletrochoque utilizado na área da segurança).

Como a GMB tem se destacado por sua forte atuação em missões especiais, preservação do patrimônio público e reordenamento de logradouros como praças e vias públicas nos sete últimos anos, principalmente sob o comando da advogada Ellen Margareth, são bem-vindas a experiência de 25 anos de trabalho do Major Soares no Bope, bem como informações de novas tecnologias empregadas nas armas e munições utilizadas em grandes missões.“O objetivo do manuseio das armas e munições é não causar letalidade, dentro das  normatizações e características desses produtos e equipamentos. O conceito não letal é a incapacitação temporária”, explicou Major Soares.

O oficial diz que o mais importante é treinar o máximo possível o manuseio desses tipos de equipamentos com os avanços tecnológicos, “porque se for mal utilizado pode causar letalidade em uma pequena manifestação, por exemplo, em que o contato físico dos que fazem a área da segurança com os manifestantes, não é exigido”, concluiu.


Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Ascom GMB

0 comentários :

Postar um comentário