quarta-feira, 9 de março de 2011

Desde o fim de semana, usuários de ônibus de Ananindeua que precisam ir à Região Metropolitana de Belém tem um novo trajeto. O Terminal de Integração ‘Vicente Rabelo’, cidade Nova, será um ponto de convergência entre as linhas de ônibus internas de Ananindeua e as que vão para Belém. Assim, o trajeto será feito em menos tempo.

“Serão cinco trajetos diferentes para chegar ao Castanheira e isso diminui o tempo de viagem. Portam, por enquanto, vamos utilizar apenas quarto, informa Antônio Quingosta, diretor interino de transporte do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Demutran). “Outra vantagem é a possibilidade de maior freqüência dos ônibus, já que farão um trajeto menor”.

Segundo ele, nove linhas irão ‘alimentar’ o terminal e cinco seguirão para o centro. Com isso, os usuários poderão vir dos bairros de Ananindeua e pegar outro ônibus que leve ao centro da cidade pegando apenas uma passagem. “Pelo terminal já está funcionando a Passagem Inteligente. A pessoa terá que fazer a recarga do cartão em um dos 35 pontos que já estão em funcionamento pela cidade”. Ele informa que, além desses 35 pontos, mais 15 serão implantados, inclusive um no próprio terminal.

Na manhã do último sábado (5), agentes do Demutran orientavam os passageiros. “Antes ele funcionada apenas como terminal, agora tem o caráter de integração”, explica Quingosta. Porém, o projeto ainda está em fase de implantação. “Estamos fazendo ainda a conscientização tanto dos operadores quanto dos usuários, mas dentro de 15 dias o terminal deve começar a operar da forma como foi planejado”.

De acordo com o Demutran, cerca de 150 ônibus estão passando pelo terminal. “Temos uma meda de 120 mil passageiros mensais em Ananindeua, acredito que cerca de 70% vão passar por aqui”. Ainda segundo o órgão, igualmente, o município possui linhas que chegam a percorrer cerca de 45 km, passando por quatro bairros diferentes antes de chegar ao destino final.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Diário do Pará

0 comentários :

Postar um comentário