quinta-feira, 3 de março de 2011

Na tarde de ontem, uma comissão formada pelo prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, pelo reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Edson Ary Fontes, o pró-reitor de Gestão e Planejamento da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Manoel Maximiano Junior, e pelo presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Carlos Lamarão, esteve na Granja do Icuí, antiga residência dos governadores do Estado. A Prefeitura de Ananindeua negocia com o governador Simão Jatene e as instituições públicas de ensino superior a criação de um polo universitário integrado no local.

Essa foi apenas uma visita técnica, para que as entidades conhecessem a estrutura do lugar. Segundo o Iterpa, a granja possui aproximadamente 25 hectares de área e só depende da anuência da Assembleia Legislativa para ser oficialmente cedida para a construção do polo. “O governador já se posicionou favorável à proposta da prefeitura e, a partir do aval dos deputados, o Iterpa vai agilizar o processo de transferência da área para o município”, garantiu Carlos Lamarão. “Conheço a dificuldade dos estudantes daqui em ter que ir até Belém para assistir às aulas. A prefeitura está de parabéns por dar o primeiro passo para solucionar esse problema”, concluiu, ao declarar que também é um cidadão de Ananindeua.

Além de uma confortável habitação, a granja conta também com dois gabinetes, uma cozinha, alojamentos, escritórios, um campo de futebol, duas piscinas, e uma ampla área verde sem qualquer construção. “A nossa intenção é que a Prefeitura de Ananindeua seja a gestora desse espaço. A Uepa vai contribuir com a manutenção e fornecerá material acadêmico para os cursos nesse campus. A nossa expectativa é disponibilizar vagas para cursos em Ananindeua já no processo seletivo 2012”, declarou o professor Maximiano.

NEGOCIAÇÕES

Desde o ano passado, Helder Barbalho tem buscado a mobilização das universidades públicas em favor da instalação do polo em Ananindeua. O reitor do IFPA era um antigo entusiasta da ideia. Então, a conversa com os outros reitores foi iniciada em junho, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Em novembro, a proposta foi levada à Universidade Federal do Pará (UFPA), e em fevereiro, à Uepa.

“Estamos dando o primeiro passo para dar melhorias aos universitários de Ananindeua. Vamos poder promover um ensino de qualidade, público e dentro da nossa cidade. Essa é uma conquista muito importante para nós”, concluiu o prefeito Helder Barbalho.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Diário do Pará

0 comentários :

Postar um comentário