quinta-feira, 31 de março de 2011

Todos os 320 imóveis abandonados vistoriados pela Secretaria Municipal de Saúde em Belém, a partir de fevereiro, apresentavam focos do mosquito da dengue e colocavam em risco a saúde da vizinhança. Foram vistoriados pelo Departamento de Vigilância à Saúde casas e prédios abandonados ou fechados e terrenos baldios. Focos da dengue foram encontrados nesses imóveis nos bairros do Comércio, Batista Campos, Cidade Velha, Nazaré, Guamá, Terra Firme, Canudos e Bengui. Em Icoaraci foram encontrados focos na Agulha, Ponta Grossa e Paracuri. Em 2010, a dengue hemorrágica matou 10 pessoas em Belém. Este ano, segundo a Secretaria do Estado de Saúde Pública, já houve quatro mortes, duas em Belém, uma em Santarém e outra em Tucuruí.

Diretor geral da Sesma, Marcos Alvares diz que a fiscalização é permanente. 'Se nossos agentes identificam espaços propícios para criadouro, vão notificá-los e adentrá-los. Se necessário, os espaços são arrombados, eles fazem aplicação de um produto na parte interna e externa, principalmente nos que têm piscina e tanque abandonados. Em seguida, deixam uma placa comunicando que estiveram lá. Procuramos descobrir quem são os proprietários desses espaços que, de acordo com a lei, serão punidos', garante.

Para reforçar o trabalho das 310 pessoas que já atuam em campo, em abril a Sesma fará concurso eletivo para contratar mais 230 agentes de saúde. 'Nossas equipes estão nas ruas e atendemos a todos os chamados. Entretanto, lembramos que é fundamental a população colaborar conosco tomando os cuidados necessários ao combate à dengue'. 

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: @rmbagora, com informações da SESMA e O Liberal

0 comentários :

Postar um comentário