quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Agentes de Bem Estar Social (Abes), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciaram hoje (1) os trabalhos de combate à dengue nos imóveis e terrenos abandonados em Belém. Ao todo, mais de 259 residências serão vistoriadas até o dia 31 de março, data prevista para o término das vistorias. A ação iniciou pelo distrito Dagua, em quatro imóveis localizados nos bairros do Guamá e Terra Firme.

Com o objetivo de proteger a população do vírus da dengue e evitar o surgimento de novos casos da doença, a Sesma realizou o levantamento de dados, com uma lista de 259 residências que recusaram a visita dos agentes. São  imóveis abandonados, terrenos baldios ou fechados em Belém, que serão abertos compulsoriamente pelo departamento para realização de trabalho de combate à dengue.

Os agentes são acompanhados por um chaveiro profissional que abre os imóveis para entrada dos Abes.Após o trabalho realizado, o imóvel é novamente trancado para que não haja invasão por terceiros. “Os agentes vistoriam para verificar se o local possui foco de dengue, tiram todas as larvas encontradas e, se necessário, colocam veneno”, explica Marcelo Ribeiro,coordenador do Distrito Dagua.

No segundo imóvel visitado no bairro do Guamá, foram encontradas muitas larvas depositadas em vasos de plantas vazios. “As larvas têm que ser jogadas na areia ou no asfalto quente para que morram e o local do depósito deve ser lavado e virado para que os ovos não sejam reativados com novo depósito de água, já que a vida útil do ovo dura
em torno de 150 dias”, explica Marcelo.

Fábio Augusto Rocha é dono de um dos imóveis visitados no bairro do Guamá. Ele chegou ao local logo após a chegada dos Abes, mas não se opôs à ação. “Me avisaram que estavam abrindo a casa, por isso vim aqui verificar, mas achei excelente a iniciativa da Sesma para o combate à dengue. Precisamos mesmo de medidas de prevenção para combater essa doença”, comentou Fábio Rocha. Segundo ele, o imóvel está abandonado há mais de um ano, devido a uma obra inacabada. No local não foi encontrado nenhum foco de dengue.

Decreto-A entrada nesses imóveis cumpre o que prevê o decreto nº 54.309, assinado pelo Prefeito Municipal de Belém, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância sanitária e epidemiológica voltadas para o controle de doenças ou agravos à saúde, com potencial de crescimento ou de disseminação que representem risco ou ameaça à saúde pública, no que concerne a indivíduos, grupos populacionais e ambientais.

O decreto foi regulamentado pela Portaria 028/2011, do secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, publicada no Diário Oficial do Estado e Diário Oficial do Município em 12 de janeiro de 2011, convocando os proprietários de imóveis a comparecer em cinco dias para regularizar a pendência e abrir os imóveis para os agentes da dengue ou, do contrário, os imóveis seriam abertos de forma compulsória pelos agentes, que, por força do decreto, tem poder de polícia.

(Por Renata Reis - Ascom Sesma)


0 comentários :

Postar um comentário