sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

G. J. Riggins - E.  Johns Hopkins



O governador Simão Jatene acenou positivamente para a instalação de uma sede do Amazonia Cancer Group - ACG (Grupo Internacional de Pesquisa em Câncer na Amazônia) no Pará. A boa notícia foi dada pelo próprio chefe do Executivo Estadual na tarde desta quinta-feira (17), durante reunião com representantes de instituições nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisas sobre o câncer, para apresentação da proposta.

"O Estado tem todo interesse e disposição em apoiar a criação desta sede que, com certeza, trará benefícios enormes às pessoas que precisam de tratamento para o câncer em nossa região", ressaltou o governador. A unidade deverá ser inaugurada ainda este ano, no mês de setembro, durante o encontro científico que reunirá os membros da entidade em Belém.

Com a criação do grupo de pesquisa o Pará se tornará uma das referências no tratamento e prevenção da doença, o que também possibilitará a expansão do ensino e da pesquisa na área de oncologia. "Não escolhemos o Pará para sediar esse grupo por acaso. Temos excelentes profissionais, estamos em um lugar privilegiado na Amazônia e, além disso, temos casos isolados de câncer que servirão como pesquisa para o nosso trabalho", explicou o professor Paulo Assumpção, cirurgião oncológico da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Durante a reunião com os representantes das entidades que atuam na pesquisa e tratamento do câncer, o governador quis saber mais detalhes sobre o funcionamento e os recursos necessários para a implantação do centro, também solicitou aos representantes que apresentem, no prazo mais breve possível, um projeto oficial que especifique tudo o que será necessário para a implantação da sede.

O secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco, e a presidente do Hospital Ophir Loyola, Graça Jacó, também participaram do encontro e se comprometeram a acompanhar as etapas da criação da instituição. "Vamos conversar com os membros da ACG e preparar um projeto para apresentar ao governador. Nossa intenção é apoiar e sermos parceiros desta excelente novidade", enfatizou Hélio Franco.

Funcionamento - O grupo de pesquisa será formado por representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ministério da Saúde, Fundação do Câncer, Hospital A. C. Camargo, International Agency For Research on Cancer e Johns Hopkins University. A sede funcionará no prédio da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que já existe no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Os pesquisadores se encontrarão mensalmente e terão reuniões diárias através de videoconferências.

O centro será equipado com equipamentos de última geração usados no tratamento do câncer, que permitirão, além de melhor formação para os profissionais de saúde, um campo mais amplo para pesquis. O diretor de neurocirurgia e oncologia da Escola de Medicina Johns Hopkins, Gregory J. Riggins, disse que Pará foi a escolha ideal para sediar o núcleo de pesquisa em câncer. "Já trabalhei com o problema do câncer na Amazônia e sei que a região apresenta casos diferentes da doença em populações isoladas. Precisamos estudar isso e divulgar para o mundo inteiro, ficamos muito felizes com o apoio e principalmente com o interesse do governador do Pará".

Casos - Atualmente o câncer é a segunda maior causa de morte no Pará e a estimativa é de que em 15 anos, se não houver incentivo no tratamento, a doença seja a primeira causa de morte no Estado. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, registram-se 4.800 vítimas fatais e 18.430 novos casos da doença por ano.

Segundo Hélio Franco o câncer do colo do útero é o segundo mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama. "O câncer de útero também é a causa mais frequente de internação no Hospital Ophir Loyola. Com certeza esse passo importantíssimo que daremos será fundamental para modificar esse cenário", finalizou.

Fonte: Bruna Campos/Secom - Agência Pará de Notícias

0 comentários :

Postar um comentário