segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Rede Pública Estadual de Ensino já soma mais de 58 mil pré-matrículas efetivadas. Os números, divulgados no final da tarde desta segunda-feira (17) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mostram que o processo de pré-matrícula destinado a estudantes que desejam ingressar em uma das cerca de 1200 escolas da Rede, aberto no último dia 13, vem transcorrendo dentro do previsto. O prazo para quem ainda não efetuou a pré-matrícula para o ensino regular ou Ensino Tecnológico Profissional encerra no dia 20 de fevereiro.

Para o ano letivo de 2011, a Seduc disponibilizou 290 mil vagas para alunos novos. Dessas, cerca de 6 mil são para as Escolas Tecnológicas. Do total de pré-matrículas efetuadas, mais de 42 mil foram para os ensinos fundamental e médio regular, e outras 16 mil para a Rede de Escolas de Educação Tecnológica Profissional do Pará.

A grande demanda registrada por alguns cursos da Rede Tecnológica acabou por gerar um cadastro de reserva. No momento da pré-matrícula para os cursos cujas vagas já foram preenchidas, o estudante recebe um aviso informando que os formulários preenchidos serão encaminhados ao banco de reserva.

O período de confirmação da matrícula será de 22 a 24 de fevereiro. Quem não comparecer no estabelecimento de ensino para fazer a sua confirmação será substituído automaticamente por um estudante do cadastro de reserva. Caso não haja desistência no período de confirmação, o estudante terá o direito de fazer sua matrícula em outra escola de ensino médio regular.

Recorde - Na última sexta-feira o portal chegou a registrar, nos momentos de pico, aproximadamente 12 mil acessos simultâneos. Em decorrência disso, o serviço disponibilizado no portal da Seduc (www.seduc.pa.gov.br) ficou congestionado, mas foi normalizado e já opera sem problemas. Cerca de 50 pré-matrículas são feitas por minuto. O atendimento também ocorre normalmente por meio do número 0800 2800078, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

O motorista Luiz Douglas da Cunha Lima já garantiu uma vaga na Rede Estadual. Ele se matriculou na Escola Estadual Tecnológica Profissional Magalhães Barata, por meio do portal da Seduc, no curso subsequente de Segurança do Trabalho. Luiz concluiu o ensino médio em 1987, mas decidiu retomar os estudos para obter melhor colocação no mercado de trabalho. Como muitos alunos, ele enfrentou dificuldades para garantir a vaga no primeiro dia, mas conseguiu fazer a pré-matrícula na última sexta-feira.

(Mari Chiba - Ascom Seduc)

0 comentários :

Postar um comentário