quinta-feira, 3 de março de 2011

Polo universitário em Ananindeua espera aprovação da AL

Na tarde de ontem, uma comissão formada pelo prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, pelo reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Edson Ary Fontes, o pró-reitor de Gestão e Planejamento da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Manoel Maximiano Junior, e pelo presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Carlos Lamarão, esteve na Granja do Icuí, antiga residência dos governadores do Estado. A Prefeitura de Ananindeua negocia com o governador Simão Jatene e as instituições públicas de ensino superior a criação de um polo universitário integrado no local.

Essa foi apenas uma visita técnica, para que as entidades conhecessem a estrutura do lugar. Segundo o Iterpa, a granja possui aproximadamente 25 hectares de área e só depende da anuência da Assembleia Legislativa para ser oficialmente cedida para a construção do polo. “O governador já se posicionou favorável à proposta da prefeitura e, a partir do aval dos deputados, o Iterpa vai agilizar o processo de transferência da área para o município”, garantiu Carlos Lamarão. “Conheço a dificuldade dos estudantes daqui em ter que ir até Belém para assistir às aulas. A prefeitura está de parabéns por dar o primeiro passo para solucionar esse problema”, concluiu, ao declarar que também é um cidadão de Ananindeua.

Além de uma confortável habitação, a granja conta também com dois gabinetes, uma cozinha, alojamentos, escritórios, um campo de futebol, duas piscinas, e uma ampla área verde sem qualquer construção. “A nossa intenção é que a Prefeitura de Ananindeua seja a gestora desse espaço. A Uepa vai contribuir com a manutenção e fornecerá material acadêmico para os cursos nesse campus. A nossa expectativa é disponibilizar vagas para cursos em Ananindeua já no processo seletivo 2012”, declarou o professor Maximiano.

NEGOCIAÇÕES

Desde o ano passado, Helder Barbalho tem buscado a mobilização das universidades públicas em favor da instalação do polo em Ananindeua. O reitor do IFPA era um antigo entusiasta da ideia. Então, a conversa com os outros reitores foi iniciada em junho, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Em novembro, a proposta foi levada à Universidade Federal do Pará (UFPA), e em fevereiro, à Uepa.

“Estamos dando o primeiro passo para dar melhorias aos universitários de Ananindeua. Vamos poder promover um ensino de qualidade, público e dentro da nossa cidade. Essa é uma conquista muito importante para nós”, concluiu o prefeito Helder Barbalho.

Siga-nos no Twitter para receber noticias em Tempo Real

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário